Os mimados

O Empire State Building, símbolo de Nova York

Os guias de restaurantes de Nova York têm muitos pontos semelhantes aos que são publicados sobre São Paulo. Duas cidades grandes, cosmopolitas, ricas e formadas por milhões de imigrantes internos e externos, elas se parecem em suas ofertas e em seus hábitos.

Em primeiro lugar, há os estilos dos restaurantes e as regiões da cidade. Andando por Little Italy ontem foi possível perceber que seus restaurantes “tradicionais” muitas vezes se transformam em “pega turista” a exemplo do que acontece no Bixiga, a pequena Itália paulistana. Passos adiante e Chinatown lembra a Liberdade (com o perdão da comparação entre os totalmente diferentes chineses e japoneses).

Outra semelhantes é a volatilidade do mercado, que flutua com a moda. É impossível fazer uma lista permanente de restaurantes nas duas cidades, já que tanta coisa abre e fecha no espaço de um ano e que o fluxo de clientes seguem a moda.

Há a existência dos restaurantes premiados, impenetráveis e impagáveis. A exemplo do DOM, em que uma refeição pode passar dos R$ 200, o premiado Per Se, de Thomas Keller, em NYC tem um menu degustação de mais de U$ 200. É em locais assim e no Momofuku com seus 12 lugares que é quase impossível conseguir uma mesa sem reserva. E tem também as dicas para se conseguir uma mesa ou uma determinada comida sem muita fila: fugir das horas de pico e de fins de semana, reservar com antecedência, tudo que o paulistano já sabe a tempo, por mais que não exercite sempre.

Por último vêm os clientes. Em entrevista à revista TimeOut local, Alain Ducasse, premiado chef francês com restaurante na cidade, disse que os novaiorquinos são os mais difíceis de agradar no mundo. “Há tanta diversidade que eles são como crianças mimadas. Crianças mimadas não estão felizes nunca. São uma clientela muito exigente. Há uma sensação de luta, diputa – não é uma relação calma”, disse. Em muitos sentidos, os paulistanos também parecem mimados com seus restaurantes.

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