Não sabe nem abrir uma caixinha…

A caixinha com o equivalente a 8 ovos pronto para o uso

A indústria alimentícia dos Estados Unidos transformou a cozinha e mudou os parâmetros dos que significa saber ou não cozinhar. A antiga expressão “não sabe nem quebrar um ovo” se tornou irrelevante com a chegada do ovo em caixinha, já pronto para ser jogado na frigideira, só faltando abrir a tampa.

A embalagem chamava a atenção junto aos laticínios no supermercado: “quick eggs”. Era difícil de acreditar à primeira vista, mas era isso mesmo: uma ambalagem longa vida contendo um líquido que era equivalente a ovos já preparados para serem usados. “Não é preguiça, é apenas que eles são realmente rápidos”, dizia uma propaganda ao lado, completando com os dizeres “produto real de ovos”. Inacreditável.

Para acreditar, foi preciso comprar a caixinha, por cerca de US$ 2, e testar em casa. A ideia foi de fazer o café da manhã tradicional no país, com os ovos de caixinha e bacon.

O processo realmente é simples: agitar a caixinha, abrir e despejar na frigideira. A embalagem diz ser equivalente a oito ovos grandes, e permite que seja usado só o necessário, guardando o resto na geladeira por até uma semana (!!!). Foi melhor usar tudo de uma vez, para testar.

Preparando os ovos já prontos, com bacon

O sabor, por incrível que possa parecer, é bem normal, de ovo. A mistura é mais suave, por causa do que a embalagem explica. Nela estão reunidas apenas as claras dos ovos, junto a temperos (como corante e “sabor natural de ovo”). E a caixinha realmente tem muita comida, suficiente para mais de 4 pessoas.

É fácil de rápido, mas não é fácil acreditar que seja mais fácil e rápido de que qubrar ovos. Além disso, é um exemplo muito do nutricionismo norte-americano a ideia de comer apenas as claras, quando o sabor real dos ovos está nas gemas. Isso permite fazer uma oposição aos ovos comidos na Europa, na França e na Bélgica, onde o ovo é frito inteiro, deixando a gema um tanto mole, espalhando o sabor pela comida e deixando a clara como mero acompanhamento…

Anúncios

Uma resposta para “Não sabe nem abrir uma caixinha…

  1. Pingback: Café-da-manhã empacotado « Monstro na Cozinha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s