Bar japa

Descobrir a grande quantidade de restaurantes japoneses que servem sushis a preços acessíveis em Manhattan foi uma surpresa agradável nos primeiros dias na ilha. Antes de viajar, a despedida de São Paulo incluiu uma boa refeição de peixes crus, esperando que os preços fossem impossíveis em Nova York, mas os cardápios na frente dos muitos restaurantes da cidade dizem o contrário: é possível comer comida japonesa por aqui (sem falar nas dezenas de restaurantes de outros países asiáticos, igualmente atraentes e acessíveis).

O peito de pato com molho (esq.) e a sopinha de pato com macarrão no Ariyoshi

A primeira experiencia num restaurante japonês, entretanto, não chegou perto dos peixes crus. Era noite, caminhava-se por perto de casa, no East Village, descendo desde a Union Square, em busca de uma refeição mais leve. O local atriu pelo cardápio, e o jantar foi no Ariyoshi.

Uma cervea aponesa acompanhou a comida: um peito de pato com molho japonês, servido de entrada com uma carne macia e deliciosa, combinando bem com grandes pedaços de cebolinha, e uma sopa também de pato com macarrão lámen, ou rámen, como chamam nos EUA. Comida cuidadosa e saborosa, para duas pessoas, custando um total de US$ 35 (já com a gorjeta).

Um momento interessante do serviço ajudou a criar simpatia pelo lugar. Logo na chegada, olhando o cardápio, a oferta de chá verde gelado parecia interessante. Ela juntava o hábito japonês, de tomar o chá, com o americano de servir chá gelado em quase todas as refeições. O garçon, um japonês que falava um inglês arrastado, entretanto, rejeitou o pedido. “Não é bom”, disse. “Posso trazer para vocês exprimentarem, mas aviso logo que ão presta e não sei porque colocam no cardápio, se ninguém gosta”, completou. Ele de fato trouxe o chá, que rra terrível, bem diferente daqueles que encontramos industrializados.

Esta bebida se perde no menu em uma infinidade de sakes diferentes. O restaurante se propõe uma izakaya, que, conforme explica a Restaurant Girl, mais proeminente blogueira de comidas de Nova York, trata-se de um restaurante que enfoca tanto as bebidas alcoólicas quanto as comidas. O mesmo garçon de antes, comentando o seviço de bebidas, sugeriu que, na próxima vez, fôssemos ao local antes das 19h. “Happy Hour”, disse, “tudo pela metade do preço.”

Serviço:
806 Broadway (entre 11th e 12th Sts)
East Village
212-388-1884

Leia também:
Time Out

Restaurant Girl

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s