Em busca do hambúrguer perfeito 2 – o mito

Mitos gastronômicos são interessantes. Uma pessoa com voz pública diz que determinada comida é a melhor que há, e a multidão segue sem nem pensar duas vezes. Basta sair em uma revista a definição de “melhor” que muita gente perde o senso crítico, a opinião própria e simplesmente repete o mantra: é o melhor.

Os habúrgueres do Burger Joint, pequenininhos

Se tiver uma história interessante por trás e um clima de segredo e de desconhecido, fica melhor ainda. Assim é o Burger Joint, pequena lanchonete com clima de inferninho dentro de um hotel de luxo em Midtown Manhattan, pertinho da Times Square. Fica quase escondido, por trás de uma cortina, por mais que, ao entrar, os clientes sejam reconhecidos e prontamente indicados à entrada. Mesmo assim os clientes (a maioria turistas) acham que fazem parte de um círculo secreto descobrindo o que ninguém mais conhece e adotando como o melhor sanduíche.

Mas a carne é assada na brasa e vem servida no ponto pedido, bem vermelha

São poucos lugares para sentar, de forma pouco confortável. O cardápio está pendurado em frente ao caixa, escrito à mão e de forma pouco legível. A fila fica pressionando a escolher logo, o clima geral, pelo menos num dia de semana pouco depois das 18h, como no da visita em questão, não é dos melhores.

Os pedaços de carne na chapa

Aí o pedido é feito, e a comida chega. A primeira impressão é bem decepcionante, pois os sanduíches de US$ 8 são bem pequenos, com um pedaço alto de carne, mas quase minúsculos no diâmetro. Faz parte da categoria que valoriza a carne, e não os acompanhamentos, um pedaço gordo de hambúrguer em vez de bacon, ovo, e outros recheios.

O ambiente pequeno e apertado, pouco confortável, do Burger Joint

Feitas todas as ressalvas, vamos à avaliação: o hambúrguer é excelente. Carne saborosa e suculenta, assada da forma como foi pedida, chegando no sanduíche sangrando como era esperada e com todos os acompanhamentos: molho, cebola, tomate, pickles, uma combinação excelente. Não é o hambúrguer perfeito, nem o melhor de todos os tempos, mas tem grande potencial e valor, superando os sanduíches sem alma das hamburguerias mais voltadas apenas ao turismo, mas não ganhando de outros sanduíches ainda maiores e mais cuidadosos preparados na cidade.

Serviço:
Burger Joint
Le Parker Meridien
119 W. 56th St., New York, NY 10019
212-708-7414

Site oficial

Leia também:
NY Mag

Anúncios

Uma resposta para “Em busca do hambúrguer perfeito 2 – o mito

  1. Pingback: Em busca do hambúrguer perfeito 4 – O paraíso é bem sem graça « Monstro na Cozinha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s