Comida de criança

Todo mundo algum dia já experimentou alguma receita que fosse uma mistura simples de massa e molho de queijo. É algo comum no Brasil, tanto em restaurantes italianos, quanto em locais mais genéricos. A experiência brasileira, entretanto, nem sempre pode ser comparada diretamente com prato que mais apela a crianças americanas, e que se tornou um símbolo da formação da dieta delas, atacado sempre que alguém se levanta contra a obesidade no país: o Mac ‘n Cheese, simplesmente macarrão com queijo.

A panela quente com mac 'n cheese no S'mac

Nos Estados Unidos o prato tem algumas idiossincrasias, diferenciais. É feito com queijos bem amarelos, como cheddar, que dão o tom do prato. A massa usada é do tipo seco e em formato de tubinhos, muitas vezes daqueles tubinhos curvos, e, além de cozido, o prato é gratinado no forno, formando uma mistura mais homogênea (menos al dente, como reclamariam os puristas), e criando aquela deliciosa capinha de queijo derretido por cima.

Pesquisadores sobre a história da culinária do sul dos EUA traçam a origem do prato na versão americana ao início do século XIX. Diz-se que Thomas Jefferson voltou da frança com o modelo e o popularizou pelo país após um jantar na Casa Branca em 1802. A receita aparece em resgistro de livros de 1824 em diante, e cresceu especialmente depois que a Kraft criou uma versão pre-pronta e industrializada dele, em 1937. Há quem defenda até que este é o prato mais popular do país atualmente.

Como prato mais popular, claro que ele abre espaço para as variações e diferentes receitas. Muita gente prepara o Mac ‘n cheese em versões mais especializadas, adicionando queijos especiais, ou frios e molhos diferentes. Há quem prefira uma massa mais homogênea (quase como uma lasanha) e que goste de usar espaguete e manter o molho mais líquido. Muitos tentam dar um ar mais sério ao prato, uma vez que trata-se de um prato basicamente voltado ao paladar infantil.

A massa no S'mac vem numa consistência boa, sem passar do ponto

Essa paixão pelo macarrão com queijo faz com que o prato esteja em vários cardápios de restaurantes bons, e em Nova York há pelo menos um locL que serve um cardápio apenas de diferentes versões dele. O S’Mac – Sarita’s Mac.

O S’Mac por pouco não se enquadra na mesma categoria em queo Monstro colocou o  Rice to Riches, lanchonete que serve arroz doce lá em Nolita, sul de Manhattan. Ele é moderninho, bem decorado, uma proposta de cardápio que chama  atenção pela exclusividade e pela oferta de uma comida com apelo à infância. Lá, entretanto, a comida servida é uma delícia e cai numa área mais realista do interesse das pessoas (é mais fácil imaginar alguém saindo de casa para comer macarrão com queijo de que arroz doce).

A S’Mac abriu em 2006, e está no East Village, quase na esquina da rua 12 com a avenida 1. Ele oferece mais de uma dúzia de opções de mac ‘n cheese servidos em uma casserola, com uma capinha crocante de queijo por cima. O restaurante diz fugir de qualquer ingrediente industrializado pré-pronto, preferindo fazer tudo do zero, o que melhor o sabor.

A versão experimentada foi a “toda americana”, usando queijos locais, dos quais alguns pedações eram encontrados ainda inteiros no meio do molho. A massa não estava passada como muitas vezes acontece com o tipo de prato, nem estava com gosto forte demais do queijo e do creme, mas equilibrava muito bem os sabores.

O serviço é rápido, o atendimento é bom e as porções custam desde U$ 5 (a de U$ 7 dá para dividir – o restaurante ganhou prêmios em 2007 como melhor lugar para se comer barato em NYC). Não tem realmente nada daquele gosto de queijo artificial que a indústria alimentícia parece adorar. Fora ela, há opções com queijos importados, com frios, com carne, com as coisas mais diferentes, e ainda permite fazer a própria combinação.

Como quase tudo nos EUA, é possível pedir para entregarem em casa, é possível pedir e ir buscar lá, e é possível até fazer o pedido pela internet.

Quem busca a experiência típica norte-americana pode encontrar nesta combinação de macarrão com queijo ao forno o exemplo máximo da dieta deles, superando até mesmo os hambúrgueres e cachorros quentes.

Sarita’s Macaroni & Cheese

345 East 12th Street, NY, NY 10003
212-358-7912, 212-358-7917
sarita@smacnyc.com
SITE OFICIAL

LEIA TAMBÉM:
Entrevista da criadora do S’Mac

Resenha em blog dos EUA

NY MAG

Anúncios

Uma resposta para “Comida de criança

  1. Pingback: Frozen mac « Monstro na Cozinha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s