Sangue de boi da Hungria

É curioso que o nome seja o mesmo de um dos piores vinhos do Brasil, mas Egri Bikavér, a denominação de origem mais tradicional da Hungria, significa “Sangue de Boi de Eger”.

Sangue de boi húngaro

Vinho húngaro é uma das coisas diferentes que se pode encontrar em lojas de vinho de Nova York, junto a vinhos italianos, argentinos e chilenos por cerca de US$ 6 a garrafa.

A pesquisa básica pelo Egri Bikavér traz uma informação óbvia, mas importante. Os bons vinhos da região são bons, mas os ruins são ruins. e o experimentado era ruim.

Não estava estragado nem nada. Era perfumado e vinha com um gosto bastante agradável e adocicado, bem diferente no começo, mas deixava um pós-gosto (tentativa meio afrescalhada de dizer retrogosto) muito ruim. Foram uma meia dúzia de goles até ser impossível continuar, o que levou a desistir de vez da garrafa.

Produzido no norte da Hungria, o Bikavér segue regras nacionais, que diz que têm que ser usadas três ou mais das seguintes uvas: Kékfrankos, Blauburger, Portugiser, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir, Kadarka, Zweigelt, algo bem fora do padrão encontrado no Brasil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s