Sobre a dignidade humana diante do alimento enlatado

A propaganda repetida à exaustão na TV convida ao que pode ser considerado um teste na dignidade alimentar de quem vive com orçamento limitado nos Estados Unidos. É uma sopa com cara de encorpada e atraente, anunciada como natural, sem produtos químicos, sem MSG, misturando produtos de qualidade. Mas ela vem pronta, dentro de uma lata, para ser esquentada e servida.

Caldo de carne da Progresso, na xícara, para esquentar no inverno frio

Caldos e sopas já foram discutidos aqui como uma ótima alternativa no inverno frio de Nova York, ajudando a aquecer e alimentar. A opção pronta tinha que ser testada também, portanto.

Sope tem pedaços de legumes e de carne, tudo bem macio

Nos supermercados, as latas da sopa Progresso custam em torno de US$ 3. Cada uma rende duas boas xícaras do caldo, e o preparo, na panela ou no microondas, é só o aquecimento, sem adicionar nem água.

Surpreendentemente, o gosto da sopa é de fato natural, parecido com o de alguns caldos vendidos em pequenas lanchonetes pela cidade. O que foi experimentado, de carne com cevada, tinha legumes em pedaços, carne em cubos, bem macia. E o melhor, é que não tinha aquele gosto salgado em excesso de muitos produtos comprados prontos. Não é nada que ataque o respeito próprio da pessoa, como acontece com aquelas sopas de saquinho, em que o pó é misturado a água.

A famigerada lata de sopa pronta

Claro que não chega a ter gosto de casa, não tem o efeito psicológico ne nutritivo de um caldo bem cuidado, preparado com os produtos realmente naturais, mas não chega a ser uma má alternativa também – com um poco de capricho, um toque de azeite, queijo e outros temperos por fora, fica ainda mais aceitável. Simples e rápido, o caldo serve como um lanche da tarde de inverno sem jogar no lixo a dignidade de quem o toma.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s