Fetival dos cheirosinhos

Com milhares de opções de restaurantes e uma cultura que faz a maior parte das pessoas comerem na rua em vez de fazerem comida regularmente em casa, Nova York tem uma série de festivais gastronômicos em seu calendário. A exemplo da Restaurant Week, em fevereiro, no início de março aconteceu a terceira edição anual de um festival inteiro dedicado aos queijos fedorentos, aqueles mofados e deliciosos, o Stinky Cheese.

Entradinha de brinde servida no Maison, simples, mas ótima

Por pouco mais de uma semana, chefs de 9 restaurantes franceses prepararam um cardápio especial com queijos de cheiro e sabor fortes. Os restaurantes fazem parte de um grupo local chamado Tour de France, e servem como uma apresentação da gastronomia francesa ao gosto americano.

O Welch Rarebit: muito molho de queijo Taleggio gratinado sobre torradas de pão integral - Perfeição!

Durante o festival deste ano, o Monstro visitou o Maison, um francês com cara bistrô em Midtown, na esquina da Broadway com a rua 54. Além do cardápio tradicional, havia uma lista de opções preparadas especialmente para o festival.

O filé coberto com queijo

Desde a chegada no restaurante, foi oferecido um pequeno prato de pequenas entradas, incluindo já um queijo bem cremoso que combinava bem com uma baguete crocante.

O prato escolhido foi o Welch Rarebit Taleggio, que era um gratinado formado por torradas de pão integral cobertas com queijo taleggio derretido. O pão ficou ao mesmo tempo com camadas crocantes e outas molhadas com forte sabor do queijo, e bastante molho do queijo podia ser comido com batatas fritas ou com mais pão fresco. Era uma delícia.

Sem queijos cheirosos, o crepe de ratatouille

O Welch Rarebit é uma versão britânica que lembra o croque francês. A diferença é que a versão francesa não é mergulhada, mas apenas coberta com molho. O queijo Taleggio, usado no prato é italiano, e tem cheiro forte, mas sabor relativamente suave, levemente picante.

Além do Monstro, a esposa pediu um outro prato do festival, um filé coberto com queijo landhaus, também muito bom. Uma amiga que também estava no jantar preferiu um crepe recheado com ratatouille e queijo de cabra. Todos tomaram ainda um vinho tinto  italiano e a conta deu U$ 35 por pessoa.

Serviço:
Stinky Cheese Festival (Tour de France)

Maison
1477 Second Avenue (77th Street)
(212) 879-6413
Site

Leia também:
NYT dá uma estrela ao Maison
“One of New York’s most interesting new bistros”

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s