O Japão popular em NY

O East Village, bairro em que o Monstro mora em Nova York, é um bairro dominado pelo orientais, pela comida oriental, pelo menos. A cada quarteirão há mais de um restaurante japonês, tailandês, coreano e até mesmo chinês (que tem em todo canto da cidade). Os principais, entretanto são os bares japoneses especializados no macarrão (noodle) servido mergulhado em caldo, o lámen (como se diz no Brasil) ou rámen, como pronunciam por aqui.

Miojo decora as mesas no bar do Ippudo

Por todo canto há os restaurantes que servem este prato barato e encorpado, com molhos variados. Por mais japonês que seja o estilo de servir, o prato tem origem na China, e já há casas chinesas e coreanas que imitam o preparo com seus próprios caldos com noodle.

O cardápio - boa parte das opções são imcompreensíveis, mas vale a pena arriscar

O “New York Times” diz ser uma onda recente, iniciada neste século, a dos rámens na cidade, e alega que no Japão é uma coisa antiga (desde os anos 1950, especialmente) e tradicional, respeitada e valiosa em todo o país: “é o prato nacional. Mais barato de que sushi, disponível em qualquer lugar, e sempre na moda”, diz o jornal.

Deliciosos pedaçoes de enguia grelhada de entrada

Um dos principais representantes desse tipo de casa é o Ippudo, filial de uma rede do Japão que foi Aberta em 2008 em Nova York. A especialidade ali é o tonkotsu, massa servida mergulhada em molho de porco, que consegue ser ao mesmo tempo suave, mas com sabor impactante. A massa tem uma ótima consistência, e vem ainda com pedaços de carne de porco bem macia e um ovo cozido. O cardápio é quase indecifrável, mas pedir mesmo sem conhecer o que vem pode ser uma surpresa agradabilíssima.
Caldo de porco, carne e ovo cobrindo a massa dentro da tigela
O lugar, como no Japão, serve ótima comida a baixos preços. Por US$ 12 vem a imensa tigela com a massa mergulhada no caldo, e há ainda ofertas no almoço em que ganha-se uma saladinha e uma entrada.

A entrada, no caso, surpreendeu tanto quanto o ótimo caldo. Era uma porção de arroz coberta com pedaços grelhados de enguia, deliciosa, macia, com molho saboroso.

Massa deliciosa servida dentro do caldo do Ippudo

Uma refeição no Ippudo pode sair por menos de US$ 15, com bastante comida e sabor para mergulhar na cultura de rua japonesa dentro de NYC.

Serviço:
Ippudo
65 Fourth Avenue (Ninth Street), East Village.
(212) 388-0088.
Site

Leia Também:
NYT: Febre dos noodles na cidade

NYT sobre o Ippudo

TimeOut

NY Mag

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s