Só nome

O brunch já foi citado aqui como uma refeição lenta no meio da correria. A chance, no fim de semana, de tomar um longo e tardio café-da-manhã, matando ressaca, conversando, matando o próprio tempo. A ideia é forte por aqui, e os restaurantes ficam lotados, servindo pratos grandes e divididos entre o desejejum e o almoço.

O cardápio do Balthazar

Mas mesmo o brunch nova-iorquino sofre a influência das marcas, dos nomes que acabam se tornando referência e moda independentemente da qualidade. E o Balthazar é um dos mais fortes exemplos disso.

O ambiente interno do grande restaurante, lotado o dia todo, com muitos turistas, inclusive

A comida servida não faz feio, é bem verdade, mas não é nada fora da realidade dos pequenos e baratos restaurantes da cidade. O problema real é o clima do lugar, superlotado, com fila, com correria, sem a tranquilidade e paz que que a ideia de brunch requer.

Uma taça de espumante para abrir o apetite

Um bistrô de inspiração francesa cuja especialidade é a tradição nova-iorquina do Brunch, o Balthazar é uma verdadeira instituição na gastronomia americana, combinando como poucos a moda com a comida. Vários guias alertam sobre a dificuldade de conseguir uma reserva no lugar.

Um salmão defumado bem normal

Com quatro dias de antecedência, o Monstro conseguiu guardar uma mesa para o último horário do brunch de domingo, 15h. Bom horário, considerando a ideia de que o brunch seria a única refeição do dia.Ao chegar 10 minutos antes do horário, o restaurante, que é imenso e muito bem decorado, estava superlotado, com fila, lista de espera e aparente desorganização. De forma surpreendente, entretanto, antes mesmo de dar a hora marcada os atendentes já haviam separado a mesa reservada, num lugar ok.

A carne Balthazar

O cardápio de brunch tem várias opções entre U$ 18 e $ 25, preços bem acima de outros brunches, mas nada de absurdo. Para iniciar, Foram pedidas duas taças de espumante (U$ 12, cada). A esposa pediu um prato de salmão defumado com torradas e o Monstro foi do prato que leva o nome da casa, uma carne grelhada com batatas fritas, algo similar ao mais parisiense dos pratos, o steak frites.

Profiteroles de sobremesa

O atendimento foi bom, e os pratos foram servidos rapidamente. O salmão defumado era um salmão defumado sem nada de anormal, bom, muito bom, mas normal. A carne estava boa, acompanhada de dois pequenos potes de molhos (um bearnaise e um de manteiga) e de batatas bem sequinhas. Depois de terminar de comer, entretanto, ficou a sensanção de que o casal errou na escolha. Os pratos de pães (o Balthazar tem uma padaria própria) e de ovos tinham cara muito mais atraente. O problema é que no cardápio, os preços de US$ 20 por um prato de ovos, por mais bem preparados que fossem, soam absurdos, e acabaram afastando dessa opção.

Balcão de frutos do mar do restaurante

Depois do brunch, as sobremesas chamaram a atenção da esposa, e a escolha acabou sendo a mais acertada da tarde: profiteroles. Três carolinas rechadas com sorvete de creme e cobertas (na mesa) com calda de chocolate meio amargo bem quente. Estava uma delícia, e custava menos de U$ 10, o que foi um preço bem justo.

No fim das contas, a refeição no Balthazar foi boa, mas custou caro demais. Foram cerca de U$ 90 por uma comida simples em um ambiente bonito, mas muito caótico para o horário e a proposta. Muito melhor, no caso de um brunch, é procurar o lugar que aparente ser mais agradável. Dificilmente a comida simples deste café da manhã reforçado não vai ser boa o suficiente.

O Monstro até estava se achando o mal humorado e do contra de reclamar do restaurante queridinho de Nova York, mas aí fez uma pesquisa rápida e descobriu que não é o único. Frank Bruni, do NYT, fez reclamações parecidas a respeito do clima, e os avaliadores do guia Zagat também comentaram da bagunça do Balthazar. Cabe aos outros guias serem um pouco mais observadores e menos repetidores da moda.

Serviço:
Balthazar
80 Spring St.,
New York, NY 10012
212-965-1414

Leia Também:
Frank Bruni reclama no NYT

NY Mag

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s