Luto polonês na mesa de Manhattan

Restaurante polonês de Nova York fica de luto pela morte do presidente (Foto Ny Daily news)

Quando o avião do presidente da Polônia, Lech Kaczynnski caiu no último fim de semana, mais de um bairro inteiro de Nova York ficou de luto. Com sua estrutura cosmopolita, a cidade se divide em regiões representativas da origem dos imigrantes, e milhares de poloneses elegeram Greenpoint, no Brooklyn, para reunir a comunidade do país. Lojas e restaurantes fecharam suas portas e estamparam bandeiras com uma faixa preta, em homenagem ao líder do país.

A pequena Polônia no East Village

Em Manhattan, parte da comunidade fica em Downtown, e se reúne no restaurante Little Poland, pequena Polônia, um ambiente com cara de diner americano, mas cardápio de comida caseira polonesa a preços baixos no East Village. Em vez de ser um restaurante artificial de inspiração no país voltado ao público americano, o lugar se prende numa proposta autêntica que reúne especialmente os poloneses radicados na cidade.

O enorme combinado, de U$ 13, com kielbasy, pierogis, repolho recheado e bigo, comida conforto

Entre as opções de nome estranho do cardápio, o Monstro pediu um “combinado” que servia duas pessoas e custava apenas U$ 13. Ele vinha com alguns dos principais representantes dessa comida bem caseira do país, prato bem servido, levado à mesa cheio, bagunçado e sem muito requinte, mais como uma tia serviria na casa dela de que o que se esperaria de um restaurante – e isso é ótimo.

O ambiente interno da pequena Polônia em NY

O combinado modelo da comida caseira polonesa trazia quatro pratois diferentes: uma kielbasy (linguiça polonesa de porco, bem homogênea e com sabor defumado), quatro pierogis (que são como grandes raviolis que podem ser servidos fritos ou cozidos e têm uma meia dúzia de opções de recheios), repolho recheado (com uma mistura de arroz e carne de sabor bem suave e coberto com um ótimo molho de carne) e bigo (que lembra um chucrute, delicioso mas é avermelhado e misturado com belos pedaços de carne e linguiça).

O prato era desorganizado, misturado, e lembrava a comida de guerra mostrada em filmes que mostram a Polônia sob ocupação. Comida pesada, cheia de sabores e nutritiva, feita para segurar de pé um dia inteiro. É um ótimo exemplo de cozinha tradicional autêntica sem afetações. É como ter um restaurante brasileiro por aqui servindo um feijão com arroz bem simples e barato, com gosto de casa, mas sem afetação de restaurantes.

Serviço:
Little Poland
200 Second Ave., New York, NY 10003
212-777-9728

Leia também:
New York Polish community mourns President Lech Kaczynski and top officials who died in plane crash

NY MAG

Anúncios

2 Respostas para “Luto polonês na mesa de Manhattan

  1. o pierogi tá frito???

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s