Escapando das armadilhas

Para um visitante mais atento e interessado em fugir do turismo convencional, Little Italy, o bairro dos italianos em Downtown, parece uma grande armadilha, uma tourist trap. Todos os elementos estão lá, com restaurantes cheios de neon, com garçons na porta chamando turistas, e lugares que oferecem seus menus sem alma, mas baratos e sem preocupação com a culinária, tudo feito artificialmente para atrair quem busca algo “típico”, mas que pode assustar quem busca comida boa de verdade, autêntica, real. Se isso existe, e pode ser chato, o oposto também tem um fundo de verdade, pois o bairro foi criado por imigrantes de verdade há mais de cem anos, e muitos estabelecimentos continuam nas mãos originais, fazendo comida deliciosa e autênticamente italiana, ou ítalo-americana.

O ambiente interno do Caffe Roma, em Little Italy

Durante um passeio no final de semana, tudo estava lotado e bagunçado, mas o lugar escolhido para uma pausa regada a café e sobremesa foi uma deliciosa surpresa. Numa esquina bem no meio do minibairro, o Caffe Roma nem chama tanto a atenção para quem passa. Dentro dele, um grande balcão com doces italianos faz lembrar do que já foi comentado em relação a cafeterias como o Dante e o Di Robertis,enchendo de fome e curiosidade. Além do balcão de doces, há várias mesias e um outro lugar para servir café, tudo sendo controlado pela família que é dona do lugar desde o final dos 1800.

O cannoli tradicional do Caffe Roma

Já que o cannoli, o canudinho de massa frita recheado com um crme doce feito com ricota, já foi tema de uma das entradas deste diário, o Monstro escolheu algo parecido, mas diferente, para poder conhecer. A premissa de canudo recheado com creme é a mesma, e parte do nome também, mas a origem é outra. Chamado cannoli napolitano, ele é feito com massa folhada, em vez da massa frita tradicional. E o recheio também é diferente, com um creme de chocolate meio amargo.

O cannoli napolitano, com massa folhada

Não é um doce nada mal, é verdade, mas o cannoli tradicional, com a massa frita e crocante, é muito mais delicioso.

O mesmo cannoli, agora mordido

O Caffe Roma é bem reconhecido pela crítica nova-iorquina. Pela experiência do Monstro e pelo que dizem os que conhecem o lugar a mais tempo, o negócio é escolher pelo olho, no balcão. O que aparentar mais apetitoso pode ser pedido sem muito medo de errar

Por dentro do Caffe Roma

Serviço:
Caffe Roma
385 Broome St., New York, NY 10013
212-226-8413

Leia também:
NY MAG

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s