Mercadão versão NYC

A entrada do Chelsea Market, que só aparece quando se está dentro da antiga fábrica de biscoitos

O clichê é verdadeiro. Nenhum lugar empolga tanto o viajante doido por comidas quanto os mercados das cidades visitadas. E por mais que conhecer as feiras públicas de Nova York já tenha sido divertido e até inusitado, encontrar o Chelsea Market foi ainda mais empolgante e diferente. Foi tanto que foram duas visitas em uma única semana.

Parte da estrutura da fábrica da Nabisco foi mantida no projeto do mercado aberto em 1997

Menor e mais arrumado de que o Mercado Municipal de São Paulo, o Chelsea Market fica escondido dentro de um prédio que não chama atenção pelo lado de fora, com lojas de roupas na fachada escondendo maravilhas gastronômicas do lado interno. O mercado limita o bairro do Meatpacking, uma região que é dominada pelas marcas da moda atualmente, e que é um lugar sensacional para um passeio. Depois de transpostas as barreiras do esconderijo, descobre-se um longo corredor com diferentes comidas prontas, vitrines onde padeiros preparam seus pães, lojas com bolos coloridos, temperos variados de todo o mundo, peixes e frutos do mar, carnes, frutas, sorvetes, vinhos, equipamentos de cozinha, tudo o que se pode querer.

Fachada de loja de comidas no mercado

O Chelsea Market foi transformado em Meca Gourmet em 1997, mais ou menos na mesma ápoca em que o Meatpacking e essa região oeste de Manhattan deixavam de lado o submundo do crime, controlado por ação policial e revitalização. Até então, era lá que funcionava uma fábrica da Nabisco, marca que criou um dos biscoitos mais populares dos EUA, o Oreo (o Negresco americano).

Confeitaria, o mercado tem lojas especializadas em bolinhos como brownies e cupcakes

Na reforma, foram mantidos o piso e parte das paredes originais. Olhando para cima, o visitante vê um teto que pareceria estar dentro de uma fábrica realmente, mas parcialmente coberto com lâmpadas estilizadas que dão um clima interessante ao local. Por cima do mercado, em um prédio de 11 andares, há redes de TV como o NY1 e o Food Network, que grava ali o “Iron Chef America”, reality show em que uma competição de chefs é apresentada como se fosse um esporte.

Grandes lagostas do Maine na peixaria do mercado

No dia da primeira visita, uma quinta feira à tarde, o lugar estava vazio e era possível encontrar mesas para sentar, escolher com calma um lugar para comer, tudo sem estresse. Foi nessa clima que entrou na grande peixaria do local e escolheu sushis fresquíssimos, cortados minutos antes, para servir de almoço. Além de lá, seria possível almoçar em alguns restaurantes de comida natural, uma soparia, um italiano com foco em comidas já prontas, padarias e confeitarias. De sobremesa, há uma sorveteria sensacional lá no fundo, L’Arte Del Gellatto, com cones de dois sabores por U$ 4,25.

Vitrine de pães

A segunda visita foi menos agradável, mas não foi por falta de aviso. Visitar um mercado próximo da hora do almoço é um problema em qualquer lugar do mundo, e num sábado, especialmente, tora a experiência até desagradável. Dessa vez havia gente demais nos corredores, fila em quase todas as lojas, gente comendo expremida em mesas divididas ou até de pé junto à parede. Mesmo assim, foi nesta segunda visita em que conseguiu fazer umas pequenas compras para casa, escolhendo comidas mais diferentes como o Guanciale, corte de porco que dificilmente se encontra no Brasil.

Vitrine mostra padeiros preparando os pães vendidos no próprio mercado

Além das atrações gastronômicas, o lugar é interessante e vale como visita mesmo para quem quer apenas encontrar um sanduíche simples para matar a fome. Ele pode servir como começou ou fim do passeio pelo Meatpacking District, ajudando a conhecer um lado menos popular de Manhattan.

Fila para tomar o ótimo sorvete oferecido nos fundos do mercado

Serviço:
Chelsea Market
75 9th Avenue (entre ruas 15th e 16th)
New York, NY 10011

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New York Times faz roteiro para um dia no Chelsea Market

NY MAG

No meio do mercado tem esse poço, onde as pessoas jogam moedas e fazem pedidos

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