Nova Bangkok

Uma ponta de sabor doce, outra mais azedo, um toque salgado e muita pimenta. Cada porção de um prato de comida tailandesa traz uma sensação diferente, misturando sabores e sensações em pratos que têm apresentações diferentes, e que parecem usar um pouco de tudo.

Mini degustação de entradas no Thailand Cafe

No Brasil ainda são poucos os lugares voltados à comida tailandesa, especialmente em São Paulo, mas em Nova York há muitas opções. Um site voltado a apresentar a comunidade tailandesa da cidade diz que as grandes ondas de imigrantes do país só começaram a chegar aqui na segunda metade do século passado. Diz-se que é no Queens em que se encontra grande parte deles desde então.

Bisteca de porco com forte molho de amendoim no Thailand Cafe

Demorou ainda mais para que eles passassem a dominar a cena gastronômica, pelo menos de Downtown. Uma reportagem publicada pelo “New York Times” em 1984 falava dos ainda raros restaurantes com esta culinária, especialmente em Manhattan. A reportagem explicava essa mistura de sabores, cheio de temperos e com toque agridoce, que forma a comida thai.

Coxa de pato com legumes no Thailand Cafe

O portal gastronômico UrbanSpoon lista mais de 280 restaurantes tailandeses em Nova York. O Guia Zagat, um dos mais populares e mais respeitados, traz mais de 40 opções de lugares para comer comida da Tailândia. A maior parte dos de Manhattan estão no East Village, Downtown.

O Thailand Cafe

Segundo o chef tailandês Chalie Amatyakul, que trabalhou em restaurantes de luxo no país, a maior parte da comida tailandesa servida nos Estados Unidos até lembra o que se come no local de origem, mas é mais ligada à comida de rua, não à alta gastronomia. Não chega a ser nada do que se vê em programas de viagens com pratos exóticos e esquisitos, mas só opções vistas como mais simples de que a gastronomia tailandesa é capaz.

O Bodhi Tree, segundo restaurante Tailandês visitado em Manhattan

Desde que chegou a Nova York, o Monstro já experimentou dois desses restaurantes tailandeses de Manhattan. O primeiro deles foi logo nas primeiras semanas, o Thailand Café, onde os pratos são mais adaptados ao paladar ocidental, por mais que continuem trazendo uma forte mistura de sabor.

O menu de almoço do Bodhi Tree, com duas opções de entrada e um prato principal por U$ 7

O restaurante oferece uma minidegustação de entradas, com rolinhos crocantes recheados com carne de pato, pasteizinhos cozidos cobertos com molho de amendoim e asinhas de frango empanadas, tudo muito saboroso. Entre os pratos, comeu-se uma bisteca de porco alta e suculenta, com molho de amendoim forte por cima, e uma coxa de pato cozida com legumes. A comida estava muito boa, por mais que se diga ser um restaurante pouco autêntico.

Os pasteizinhos cozidos com molho de amendoim

A outra experiência tailandesa foi num almoço desta semana. O Bodhi Tree. Aqui o esquema é parecido com o anterior, mas a atração principal é um menu de almoço extremamente barato. Por U$ 7, recebem-se duas pequenas entradas e um prato principal. São muitas opções e as entradas mais atraentes eram o rolinho frito (como o primavera chinês) e os bolinhos assados no vapor com molho de amendoim.

O frango com legumes e castanhas no Bodhi Tree

Os pratos principais trazem a mistura de sabor característica. O Monstro pediu um camarão com arroz, que trazia 4 grandes camarões e arroz com legumes e temperos, e estava bom. A Esposa comeu um prato de pedaços de frango refogados com legumes e castanhas, também bom. Autêntica ou não, a comida tailandesa está espalhada na cidade com qualidade e variedade.

Serviço:
Thailand Cafe

95 2nd Avenue
(between 5th St & 6th St)
New York, NY 10003

Bodhi Tree
‎58 3rd Avenue,
New York, NY 10003
(212) 677-5199‎

Leia também:
NY Times apresenta a exótica comida tai em 1984

Time Out recomenda os melhores tailandeses de NYC

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s