O preço da qualidade

Manhattan vista da ponta do Brooklyn

Este post é uma antecipação a assuntos que devem ser tratados aqui no futuro, mas é necessário para dar uma ideia do custo de se comer bem em Nova York. Apesar de ser preciso analisar criticamente as avaliações de críticos de restaurantes, partamos do princípio de que a lista que acaba de ser publicada com os 50 melhores restaurantes do mundo segundo a revista Restaurant está certa, e pensemos quanto custa experimentar isso tudo por aqui.

Entre os 50 melhores do mundo, 6 estão em Nova York (De 7 nos Estados Unidos). Os dois mais bem classificados são o Daniel (8º) e o Per Se (10º), e há ainda o Le Bernardin (15º), o Momofuku Ssam Bar (26º), o WD-50 (45º) e o Eleven Madison Park (50º).

O Daniel é o restaurante principal de Daniel Bouloud, que tem três estrelas no Guia Michelin também, talvez o guia mais respeitado do planeta. Mesmo sendo o mais bem classificado, não chega a ser o mais caro dos que ficam na cidade. Um menu degustação com 3 pratos no jantar custa U$ 105 (sem contar bebida, imposto e gorjeta, que jogam pra cima de U$ 150 por pessoa). Ele pode ficar por U$ 165 se for combinar cada prato com um vinho. Os menus mais completos custam U$ 185 (6 pratos) ou U$ 205 (8 pratos). O Daniel recebeu nota 28/30 no guia Zagat, considerado o segundo melhor da cidade. É fácil conseguir reseva até para o mesmo dia ali. Para quem controla os gastos, é possível conhecer a comida de Daniel Bouloud em restaurantes menos badalados dele pela cidade, como o DBGB e outros quatro locais, todos bem mais simples e mais baratos.

O Per Se costumava ser apontado como o melhor restaurante da cidade. Ele fica no prédio Time Warner, na esquina do Central Park, e pode ser bem mais caro. Seu menu completo no jantar custa U$ 275 por pessoa, incluindo o serviço.  Nos fins de semana há uma versão mais acessível do menu degustação no almoço, por U$ 175 por pessoa. A vantagem dele é que pode-se não peir o menu e encarar pequenos pratos isolados por cerca de U$ 35, cada. O problema, entretanto, é que não é possível encontrar mesas livres no Per Se no jantar por até oito semanas…

O terceiro nova-iorquino da lista é o Le Bernardin, escolhido o melhor da cidade pelo guia Zagat. Seu menu degustação no jantar custa U$ 138 por pessoa (225 com o vinho). Há uma outra opção de menu por U$ 110 por pessoa, e pode-se ainda conhecer o local no almoço, quando o preço é bem mais baixo: U$ 69 por pessoa. No Bernardin é fácil conseguir reserva com até uma semana de antecedência.

O grande achado gastronômico da lista, para quem vive com controle de orçamento, é o Momofuku Ssam Bar. Ao contrário de Daniel Bouloud, que teve seu principal restaurante eleito na lista e tem opções mais baratas para conhecrr a comida dele, David Chang teve um de seus restaurantes “menores” escolhido o 26º melhor do planeta. Chang já tem 5 restaurantes em Nova York. O principal, Momofuku Ko, tem menos de 15 lugares, e uma disputa imensa por mesas. O Ssam bar é um dos projetos paralelos, onde nem se pode fazer reserva para pouca gente e que fica com uma boa fila todas as noites. Seu menu degustação custa meros U$ 55 por pessoa (U$ 75 no menu de luxo), podendo ser ainda mais barato no caso de pratos isolados.

O WD-50 é elogiado, mas talvez seja o menos na moda dos restaurantes de luxo de Nova York. Ele oferece um menu degustação de U$ 140 ou os pratos isolados, por cerca de U$ 35, cada. Nas descrições dele no Zagat, o local é apresentado como uam “aventura excêntrica”. Consegue-se mesa para duas pessoas com facilidade.

É interessante a classificação do Eleven Madison Park na lista. Ele teoricamente é o último colocado, mas estar entre os 50 melhores do mundo já é algo a ser celebrado, não? Baseado na cozinha francesa, ele serve menus no almoço de U$ 28, por pessoa. No jantar, fica um pouco mais caro, passando a U$ 95 o mais simples, ou U$ 175 para experimentar 11 pratos diferentes. É fácil conseguir reservar uma mesa, ali, especialmente em horários mais cedo no jantar.

Leia também:
Os melhores 50 restaurantes do mundo

Serviço:
Daniel

Per Se

Le Bernardin

Momofuku Ssam Bar

WD-50

Eleven Madison Park

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s