Pizza italiana alimenta americanos em Nova York

Por mais tradicional que seja a imagem fast food da pizza nova-iorquina comprada em retalhos e comida nas ruas enquanto se caminha, nem só deste lado trash é feita a cena pizzaiola da cidade. Além das fatias baratas preparadas em fornos elétricos e requentadas a pedido dos clientes, há um crescente espaço sendo tomado por tradicionalistas italianos, preparando a pizza como o país de origem dela defende que deve ser: pequena, simples, feita no forno a lenha e muito mais deliciosa.

A marguerita autênticamente napolitana no Kesté, 6ª melhor comida em toda NY, segundo a revista Time Out

Um dos principais lugares em que se encontra esse tipo de pizza em Nova York é o Kesté, sede americana da Associazione Pizzaiuoli Napoletani e local bem mais popular entre italianos radicados por aqui de que Little Italy. A pizza marguerita do Kesté foi apontada pela revista Time Out como uma das dez melhores coisas para se comer em Nova York (em 6º lugar). Segundo o New York Times, o lugar lidera um movimento em defesa da pizza autenticamente napolitana na cidade, que tem atraído os olhos gulosos por todos os lados.

Fila em frente ao Kesté, na Bleecker st., no domingo à noite

O próprio dono do Kesté, Roberto Caporuscio, dirige a associação de defesa da cultura gastronômica de Nápoles, de onde ele mesmo saiu depois de ter crescido em uma fazenda e aprendido a fazer o queijo mussarela tão usado nas pizzas. Ele mesmo atende os clientes na pizzaria, simpático e direto, falando italiano com muitos deles, agilizando o serviço para poder dar conta da enorme demanda.

A pizza de 4 queijos do Kesté

O Kesté é um restaurante bem pequeno, formado basicamente por um corredor, e no domingo à noite, parece que a tradição paulistana de fechar o fim de semana com pizas se transportou para Nova York. Após uma ou duas dezenas de minutos, é possível conseguir uma mesa, por mais que apertada entre tantas outras, para experimentar a comida dali.

De novo, a Marguerita feita em forno a lenha

O cardápio é formado pelas pizzas em sabores mais tradicionais, com queijos, tomates, folhas, fugindo de sabores como “frango ao molho barbeque”, que podem ser encontrados nas pizzarias que seguem o modelo de NY. As pizzas são quase individuais, servidas inteiras em tamanhos menores de que as tradicionais encontradas em São Paulo e no resto do Brasil. Elas podem ser divididas, entretanto.

A pizza Marguerita de fato é excelente. Preparadas no forno a lenha, elas têm uma textura mais mastigável e perfumada de que as massas crocantes preparadas nos fornosde tijolos típicos dos EUA. A cobertura também é ótima, com molho de tomate delicioso e bons queijos, por mais que tenha aparentemente pouco manjericão. Uma pizza de quatro queijos também foi experimentada, usando queijos italianos de sabor forte, no lugar do cream cheese que pode ser visto nos retalhos nova-iorquinos.

Para quem vem de São Paulo, onde há pizzas excelentes, não chega a ser nada revelador e extremamente diferente do que se conhece junto de casa, mas para os padrões de pizzas americanas é algo excepcional, que vale a pena ser visitado com freqüência.

E o preço nem chega a ser ruim, não. Cada uma custa em torno de U$ 15, e elas podem ser divididas, sem problemas. O Kesté ainda oferece vinhos e cerveja, mas pode-se comer tomando a água da torneira mesmo, agilizando para poder deixar logo a mesa para outros gulosos que virão em seguida.

Serviço:
Kesté Pizza & Vino
271 Bleecker St.,
New York, NY 10014
212-243-1500

Não acredita? Então olha aí…
Melhor pizza, segundo a Time Out

NY MAG

Nova onda de pizzarias no NYT

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s