Ora bolas!

Em pouco tempo na cidade é possível perceber que uma das melhores formas de ganhar a atenção da mídia gastronômica local é apelas para a hiperespecialização. Se a estrutura de um bar e restaurante, seus chefs, seu cardápio, sua especialidade, costumam se perder no meio de mais de uma dezenas de novos endereços toda semana, a melhor forma de chamar a atenção é pelo diferencial, e um grupo aprendeu a fazer isso direitinho, lançando no início desse ano um bar/restaurante especializado apenas em almôndegas.

O cardápio a mão é preenchido em vez de pedido às garçonetes

As bolas de carne (meatballs), como chamadas aqui, são sinônimo de comfort food, de comida que lembra a casa e que deixa feliz. As almôndegas já estavam presentes em vários cardápios, mas a primeira vez que ganhou um cardápio só para elas foi com a abertura recente do Meatball Shop, no Lower East Side. Desde a inauguração, o marketing deu certo e todo mundo que acompanha a cena gastronômica da cidade falou sobre o lugar, que oferece comida simples, boa e barata, além de ficar aberto até as 4h da manhã.

O balcão do Meatball shop

O problema, muitas vezes é conseguir lugar lá. O pequeno restaurante tem um balcão, uma mesa comunal em estilo refeitório e menos de uma dezena de mesas para dois, e vive cheio. Na última sexta-feira, chegando lá pouco antes das 20h, a fila de espera era de mais de 40 minutos. No dia seguinte, entretanto, um sábado às 14h, o lugar estava bem cheio, mas tinha pequenas mesas vazias.

As almôndegas especiais com molho de tomate e macarrão

Sim, o cardápio é todo voltado às almôndegas, que são servidas em cinco variedades (carne, porco, frango, vegetariana e a especial do dia – no caso, uma de carne com mortadela, cebola e tomate). A forma de pedir é interessante, pois cada pessoa recebe um cardápio plastificado e uma caneta como um hidrocor. Em vez de explicar o pedido à garçonete, cada um marca suas opções. É só escolher o tipo de almôndega, o molho (tomete, queijo, cogumelos e outros), e um acompanhamento (há massas, pães, polentas, risotos). É preciso ainda especificar se o acompanhamento deve vir por baixo das almôndegas, ou separado.

As almôndegas clássicas de carne com molho parmesão e purê ao lado

Os preços são excelentes. Cada porção de 4 bolotas de carne com molho, com um pequeno pedaço de pão, custa U$ 7, e o acompanhamento vai mais U$ 4. O prato fica grande o suficiente para servir de refeição.

A porção com quatro bolotas de carne vem ainda com um pedaço de pão

As bolas de carne podem vir também em sanduíches, como se fossem hambúrgures, etc, mas o cardápio não vai muito longe disso.

A almôndega é leve e saborosa, mas com sabor leve de carne

Na visita do fim de semana, o Monstro pediu a almôndega especial do dia, chamada de meatball blognese, com molho de tomate clássico e por cime de espeguete. A massa estava num ponto excelente, al dente e gostosa, o molho de tomate era muito bom também, e as almôndegas impressionantemente leves, por mais que tivessem pouco gosto da carne em si. O mesmo ocorreu com o pedido da esposa, que eram as almôndegas de carne clássicas (bem claras), com um ótimo molho parmesão e purê.

A fachada da lanchonete

Pode até não ser a melhor almôndega de todos os tempos, mas é uma proposta interessante e barata para uma refeição melhor de que qualquer fast-food.

Serviço:
The Meatball Shop
84 Stanton St.
212-982-8895

Não acredita? Então olha aí também…
Serious Eats com ótimas fotos

NY Mag

Yelp – nota 4/5

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s