Comida e arte

A comida servida em um museu de Nova York poderia facilmente ser etiquetada como armadilha para turista, pronta para se aproveitar dos viajantes que passam horas passeando por seus corredores e dispostos a matar a fome com qualquer coisa. Em algumas das principais atrações da cidade, entretanto, a comida também é arte, excepcionalmente preparada, e pode brigar de igual para igual com algumas obras expostas no resto do museu.

A entrada do Modern pelo Museum of Modern Art, acessível também para quem não vai ao museu

O principal restaurante de museu é o Modern, que fica no fantástico Museum of Modern Art (MoMA), mas poderia valer como atração da cidade mesmo se ficasse em algum museu chato, ou isolado em uma parte distante da cidade. Uma comida absurda de tão boa é servida de frente para o pátio de esculturas (onde há obras de Picasso e Miró, por exemplo), combinando a arte de comer com a de olhar.

O ambiente interno, que fica de frente para o pátio de esculturas do MoMA

O Modern fica no térreo do museu, com entrada aberta a quem vem só para ele, mas om passagem para quem está no MoMA e para para uma refeição. O restaurante tem um menu de alta gastronomia a preços que podem assustar (o menu de almoço mais barato custa U$ 48 por pessoa), mas o orçamento pode ser equilibrado se  a refeição for feita na parte do bar dele, onde os preços são mais comuns, mas a comida é igualmente boa. Um almoço bem simples, com uma entrada dividida e um prato por pessoa custou U$ 65 já com impostos e gorjeta.

Pão com manteiga e flor do sal, servidos logo de entrada no Modern

Criado em 2004 após uma reforma no museu, o Modern é parte dos megaempreendimentos gastronômicos de Danny Meyer, o mesmo do 11 Madison Park (um dos 50 melhores restaurantes do mundo) e do Shake Shack. A proposta da cozinha do Modern e manter a sensação impressionante que o museu passa em sua comida, e isso é conseguido.

A entrada, terrine quente de carneiro com queijo de leite de cabra, pistaches e agrião

O almoço começou com uma terrine quente de carneiro com queijo de leite de cabra, pistaches e agrião (U$ 15). A carne de carneio da terrine é menos gorda de que se podia esperar, e vem em fibras que quase se derretem, combinando bem com o queijo.

Massa de açafrão com coelho ao molho de sidra

Como prato principal, foram pedidos um tagliatele de açafrão com coelho ao molho de sidra, cogumelos selvagens e abobrinha, que estava com massa perfeitas  molho suave e delicioso e um peito de pato com maçãs crocantes e molho de pistaches e trufas, com a carne mal passada e constrastando com o doce das maçãs.

Peito de pato grelhado servido com maçãs empanadas

As porções são bem pequenas, pois a proposta do lugar é cada pessoa pedir vários pratos, mas junto com uma entrada é suficiente pelo menos para conhecer a ótima cozinha do lugar. É um restaurante tão essencial para ser conhecido quanto a parte do museu dedicada à arte moderna.

O MoMA é o mais impressionante, mas não é a única alternativa de comida dentro ou próximo de museus.

O Metropolitan não tem nada tão espetacular em termos de comida, mas impressiona tanto ou mais pela localização e pela vista. O MET tem um bar no telhado que tem vistas impressionantes e um restaurante interno em que se observa arte enquanto se come.

O Petrie Court Café, nome do restaurante do MET, costuma assustar pelos altos preços sem compensar com comida especial. No Yelp, a Wikipédia gastronômica, a nota do lugar é somente 2 de 5, e os comentários mencionam o custo da comida ali. No bar, entretanto, a impressão da localização e a possibilidade de gastar menos com apenas uma bebida. Além desses dois locais há outras cafeterias e bares, mas sem maior destaque.

Que visita o Intrepid, museu aeroespacial de guerra que fica dentro de um porta aviões no Hudson na altura de Midtown Manhattan tem uma opção de cafeteria básica dentro do lugar e uma lanchonete sem maiores atrativos na porta. Dá para matar a fome, mas nada que vlaha uma lembrança. A um quarteirão dali, entretanto, na esquina da 6ª av. com a rua 46, está o Daisy May, que tem um dos melhores churrascos americanos da cidade.

A Frick Collection, outro dos museus mais importantes de Nova York, não tem nenhuma opção de comida dentro, mas oferece em seu site uma lista de lugares na região do Upper East Side onde se pode fazer uma refeição. O Daniel, restaurante de Nova York mais bem classificado na lista dos melhores do mundo, fica ali perto.

O Guggenheim também não impressiona, e tem apenas um café nada especial em que são servidas comidas sem nenhum atrativo, mas pelo menos não a preços astronômicos.

Finalmente, o Museu de História Natural, no Upper West Side, tem uma pequena praça de alimentação, com opções variadas, mas nada sensacionais. O mesmo acontece com o Museu da Cidade de Nova York, com uma cafeteria no subsolo. Mesmo sem ser museu, é o caso também da área de visitas das Nações Unidas, onde um café ajuda a sobreviver às horas de espera pelo próximo tour, mas não vai trazer nenhuma experiência gastronômica memorável.

Nenhum museu tem comida tão boa quanto o MoMA mas ao menos a maior parte das atrações tem alguma preocupação com servir comida.

Serviço:
The Modern
192 reviews Rating Details
9 W 53rd St
New York, NY 10019
(212) 333-1220

Dining at the MET

Intrepid

Opções junto ao Frick Collection

Guggenheim

Comida no museu de História Natural

Não acredita? Então olha aí também…
Comida de Museu em NY segundo o Washington Post

MoMalicious no Serious Eats

Jantar com Picasso no NYT

MET caro no Yelp

MET com vista sensacional no Yelp

Anúncios

2 Respostas para “Comida e arte

  1. fantastico o seu blog.
    entro direto.
    uma pergunta , vc já foi no Fridays?
    eu acho que vale um post.

    • opa,
      valeu pela visita e pelo elogio.
      ainda não fui, mas o Friday’s ta na lista. É curioso que os casual diners, como ele o Applebee’s, não são bem vistos pela crítica gastronômica, e são tratados como “comida barata” aqui, ao contrário do que acontece no Brasil. Quando for la explico melhor no post.
      abs
      daniel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s