Nova Caracas

O gosto pela boa comida ignora barreiras políticas. Chávez e os Estados Unidos podem brigar o quanto quiserem que isso, felizmente, não afeta a presença de boa comida venezuelana servida em Nova York. E o exemplo disso está no bar especializado em arepas em Downtwon Manhattan.

A decoração religiosa e cultural do Caracas Arepa Bar em Downtown Manhattan

O lugar é pequeno, apertado e bem simples, decorado com temas religiosos e culturais venezuelanos. O cardápio traz três opções de pratos, algumas empanadas e é dominado pelas arepas, a massa de milho assada que é uma das comidas mais populares não só da Venezuela, mas também da Colômbia e até do Peru.

YoYos, bolinhos fritos de banana verde recheados com queijo, um pouco adocicados e bem bons

A massa branca é assada como um pão, aberta e pode ser recheada com mais de uma dúzia de opções. Ela fica com uma crosta sequinha, e com massa macia, com sabor suave de milho. Ela fica parecendo um sanduíche, mas tem um sabor diferenciado bem característico. É a melhor forma de fugir do Tex-Mex que às vezes parece tomar conta da cidade, e ainda provar um sabor ligado à América Latina.

Pelúa, a arepa de carne e queijo, com massa gostosa e recheio melhor ainda

O Caracas oferece entradas preparadas com plátano, a banana verde preparada de forma salgada nos países andinos. O Monstro experimentou o YoYo, que são interessantes bolinhos fritos dessa banana recheada com queijo. Eles têm um sabor levemente adocicado e vêm acompanhados de um molho que parece melaço, criando uma composição familiar que lembra um bolinho de cartola, mas menos doce.

Arepa de Pollo, com peito de galinha fatiado e cebola caramelizada

Cada arepa custa em média U$ 6,50, e há recheios preparados com carne, frango, queijo. Elas não são muito grandes, mas uma pode ser suficiente como refeição. O Monstro pediu a Pelúa, que é uma das mais comuns na capital do país e vem com carne desfiada e queijo. A carne estava cozida de forma perfeita, macia, suculenta e com um tempero delicioso. Ele experimentou também a arepa de Pollo, com fatias de frango grelhado e cebolas caramelizadas, também muito boa. A massa da arepa tinha um ótimo sabor, mas faltava apenas o gosto de brasa que os melhores lugares de Caracas têm, assando a arepa na churrasqueira, para ficar perfeita.

De novo a pelúa

O Caracas foi o primeiro grande projeto recente com comida venezuelana em Nova York. O lugar foi inaugurado em 2003 por um casal venezuelano, e até agora é visto como uma das melhores opções de comida diferenciada e barata na cidade.

Barraca vende arepas adocicadas (mais parecendo cachapas) no meio de uma feira de rua em Manhattan

Desde o sucesso do Caracas, outras casas passaram a fazer comida da Venezuela, ou a incluir pratos venezuelanos em cardápios latinos. Além de outros pequenos restaurantes, há a tradição de servir arepas em feiras de rua de Manhattan. A diferença é que a arepa de rua é amarela, adocicada e parece mais com o que chamam de cachapa na Venezuela. Esta arepa de rua custa U$ 4 e vem recheada apenas com queijo, e pode ser uma forma barata e interessante de descobrir esse sabor venezuelano no meio de Nova York.

A arepa de rua é interessante, mas fica longe das preparadas com recheios especiais no bar especializado no assunto

Serviço:
Caracas Arepa Bar
93 1/2 E 7th St.
NY, NY 10009

Não acredita? Então olha aí também…
NYT conta como o Caracas começou

Yelp lista comidas venezuelanas na cidade

Venezuelan corn muffin na NY Mag

Monstro visita areperia em Caracas

Anúncios

Uma resposta para “Nova Caracas

  1. achei a harina pan pra vender no brasil; é a farinha original pra se fazer as arepas. compartilho o lugar:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-545579841-harina-pan-para-preparo-de-arepas-_JM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s