Sanduíche de lagosta sem frescura

Americano tem mania de comer tudo com pão, como sanduíche e como fast food. Em algumas partes do país, como no Maine, a especialidade local é rechear pãezinhos de cachorro-quente com o que mais tem por ali: frutos do mar, especialmente lagosta. E aí a refeição deixa de ser algo chique como se poderia imaginar e se transforma num lanche bagunçado, por mais que o recheio do pão seja uma das iguarias mais valorizadas no planeta.

O Lobster Roll do Luke's, com as patinhas de caranguejo ao fundo

Existem duas formas básicas de se preparar o chamado Lobster Roll. Numa delas a carne da lagosta é misturada a maionese e legumes formando uma pasta, mas na outra a carne cozida e levemente temperada é colocada em grandes pedaços inteiros e puros dentro do pão. Nas duas alternativas, o que pode soar estranho ao paladar brasileiro, é que o recheio do sanduíche vem gelado.

Depois da primeira mordida

Pela variedade gastronômica e pela proximidade com o Maine e toda a Nova Inglaterra, claro que há uma dúzia de lugares que servem o sanduba de lagosta. Na última semana o Monstro esteve em um desses lugares em Downtown, o Luke’s Lobster, o mesmo que tinha uma banquinha na Hester Street Fair.

A cara do Luke's Lobster em Downtown

Pequenininho, o lugar tem um cardápio bem limitado a frutos do mar (somente camarão, lagosta e caranguejo), na maior parte das vezes servidos em sanduíches. A pedida foi a grande especialidade da casa, o sanduíche de lagosta, que custa U$ 14, vem bem recheado, mas não é lá muito grande. O Luke’s foi criado por uma galera que veio do Maine para nova York e achava que não encontrava por aqui o sabor clássico da terra natal (mais uma vez a mesma história).

Roupa de pescador decora o pequeno salão

Cada mordida no sanduba deixava o paladar mais confuso. Primeiro porque a carne do crustáceo estava gelada e com bem pouco tempero, por mais que a textura fosse ótima. Segundo por que o sabor da lagosta às vezes se escondia e o pão predominava. O sanduíche é de fato gostoso, embora simples e não chegue a ser uma coisa muito surpreendente. Refogar os pedaços da lagosta rapidamente na manteiga e servir com o pãozinho só de acompanhamento seria melhor.
Antes do sanduíche, porém, o Monstro experimentou ainda as patolas de caranguejo (U$ 5), que também são servidas frias e com um molho de tomate bem suave. Aí o sabor era familiar, embora a temperatura mais uma vez fosse estranha.

Serviço:
Luke’s Lobster
93 E. 7th Street,
212.387.8487
ou
Upper East Side 242 E. 81st Street

Não acredita? Então olha aí também…
Melhores lobster rolls segundo a “New York”

Receita de Lobster Roll no Food Network

Lugares que servem o prato segundo o Yelp

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s