Pãozinho enlatado

O pãozinho fica dourado e gostoso, nem parece que saiu de uma lata

Um pãozinho redondo e dourado, que se quebra e se esfarela se separando em camadas, sendo servido como acompanhamento especialmente em cafés-da-manhã e brunches, é o mais próximo que a culinária norte-americana chega do nosso pão de queijo. O nome pode soar estranho pelo falso cognato, chama-se biscuit, mas o sabor até que não é tão diferente, e, bem acompanhado, pode enganar quem vive longe e com saudade dos pãezinhos mineiros de polvilho.

A latinha em que os pães são vendidos já prontos

Na inglaterra, pãezinhos deste tipo sao chamados scones, e biscuit é a palavra usada para biscoitos mesmo. Nos Estados Unidos, os biscuits são acompanhamento de toda refeição no hábito gastronômico do sul do país, sendo servido muitas vezes com galinha empanada e molho de carne.

Abrindo a lata da forma convencional (desnecessário, pois ela se abre por completo)

A principal diferença do biscuit em relação aos pães mais tradicionais é que sua forma de preparo é mais simples. A massa não precisa ser batida, sovada, amassada, e em vez de fermento biológico sua receita usa fermento químico simples, como um bolo, ou uma broa. A receita costuma usar manteiga, leite integral e farinha, que fazem uma combinação com gosto bem característico.

A lata toda aberta

Outra diferença do biscuit que se torna uma vantagem é que a massa dele pode ser guardada já pronta, para ser assada quando for melhor. E, quando alguma comida nos Estados Unidos pode ser guardada, ela alguma hora vai ser vendida industrializada, já pronta.

Os pães crus, tirados da lata e colocados na assadeira

E é assim que surge uma das coisas mais inusitadas que alguém que acompanha cozinha pode imaginar: pãezinhos enlatados. Quem faz essa variedade é o próprio Trader joe’s, supermercado mais acessível das redes de Nova York. Por pouco mais de U$ 2 pode-se comprar uma latinha em que vêm oito biscuits prontos para serem assados.

Depois de pouco mais de 15 minutos, o pãozinho fica dourado e no ponto

Em casa, é só abrir a lata (que na verdade tem um mecanismo para se abrir completamente, dispensando o abridor tradicional), colocar os pães numa assadeira e colocar no forno por pouco mais de 15 minutos. Parece com o processo para se fazer pães de queijo congelados em casa, mas é ainda mais rápido. É a forma mais fácil de fazer esses pãezinhos, e eles ficam impressionantemente dourados e saborosos.

O biscuit de lata com manteiga derretida

Ao retirar do forno, é só abrir eles e colocar um pouco de manteiga para v}e-la se derretando e começar a morrer de fome. Claro que o sabor não é o mesmo de um pão de queijo de verdade assado na hora, mas é bem gostoso para um café da manhã.

Não acredita? Então olha aí também…
Receita de biscuits de leite (em inglês)

Debate sobre o melhor tipo de farinha para os biscuits

Anúncios

3 Respostas para “Pãozinho enlatado

  1. Putz.. bateu uma nostalgia aqui. Na Carolina do Sul, eles faziam um “home made biscuit” com gravy sensacional. Nunca consegui reproduzir aqui no Brasil…

    • pois é, o NYT diz que é por causa dessa farinha mágica mais leve que eles tinham nos estados do sul…

  2. Como são criativos esses americanos…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s