A guerra dos sanduíches

Falta tempero na principal disputa gastronômica do Nordeste dos Estados Unidos. Em uma única esquina do sul da Filadélfia, duas lanchonetes disputam para ver quem faz o melhor sanduíche de carne e queijo, o cheesesteak, prato-símbolo da cidade que fica a 90 milhas de Nova York. O problema é que nem  Pat’s nem Geno’s vale uma viagem, nem mesmo uma de duas horas quase de graça até a principal cidade da Pensilvânia.

As duas lanchonetes ficam na mesma esquina do sul da Filadélfia

O sanduíche-chave da cidade é preparado em uma baguete, com recheio de carne e queijo, com ou sem cebola –  a coisa mais simples e com maior potencial de delícia do mundo. O problema é que nenhuma das duas lanchonetes tem preocupação gastronômica de verdade, então usam carne sem qualidade, assada na chapa por tempo demais e servida em pão seco e sem nenhum tempero a mais. O Monstro tinha uma grande expectativa para conhecer a sanduicheria original e se decepcionou com a falta de gosto do sanduíche.

O Pat's lanchonete que criou o sanduíche nos anos 1930

O cheesesteak teoricamente foi inventado pelo Pat’s, nos anos 1930, e copiado pelo vizinho de esquina cerca de 30 anos depois. A disputa local gera briga, com apaixonados pelos dois lados, e gente do país todo viaja até a Filadélfia para conhecer a origem do sanduíche que se espalhou pelo país. Mas é mais fácil fazer igual em casa, ou comer em qualquer outra lanchonete, pois nenhum dos dois vale os U$ 8 que custa cada sanduíche.

O cheesesteak original, com carne, queijo cebola e quase sem nenhum sabor

O primeiro experimentado foi o Pat’s, onde os atendentes são grosseiros e há uma regra na fila para que o pedido seja feito rapidamente, senão, volta-se ao fim da fila. Em 15 segundo o sanduíche foi servido, em 20 segundos chega a decepção. Carne seca, sem gosto, nada suculenta, sem graça.

A versão do Geno's, com carne um pouco mais suculenta, mas ainda nada que valha U$ 8 ou uma miniviagem

Um dia depois, o Monstro atravessou a rua para experimentar o concorrente. O atendimento no Geno’s foi mais profissional, mas é bom avisar que o cara é quase um nazista à americana. A lanchonete é cheia de pôsteres com bandeira americana e faixas em defesa dos militares do país. O lugar se recusa a atender quem não fala inglês e contam-se histórias de racismo dele contra imigrantes de forma geral, especialmente mexicanos.

Deixando de lado isso tudo para experimentar o cheesesteak, o sanduíche é menos ruim de que o original. Mais molhado, com pão mais novo e mais sal, pelo menos. Mesmo assim falta tempero e falta cuidado com a carne. O preço é o mesmo, U$8, e também há fila e disputa por mesa nos horários tradicionais  de refeição.

Sem valor real, Pat’s e Geno’s criaram uma marca, e hoje qualquer esquina da Filadélfia tem lanchonetes ou barracas que também oferecem o cheesesteak. Os locais contam que a cidade se formou com trabalhadores braçais, e que por isso os sanduíches se popularizaram como melhor opção para refeição rápida, simples e barata. Hoje a cidade atrai especialmente por seus sanduíches, tanto esses originais quanto criações mais recentes que, estas sim, valem uma viagem.

Serviço:
Megabus tem passagens desde U$ 3

Pat’s King of Steaks
1237 E Passyunk Ave
Philadelphia, PA 19147
(215) 468-1546

Geno’s Steaks
1219 S 9th Street
Philadelphia, PA 19147
(215) 389-0659

Não acredita? Então olha aí também…
Vídeo mostra disputa entre os dois sanduíches

Anúncios

3 Respostas para “A guerra dos sanduíches

  1. Gabriel Osias

    Mermao, em BsAs é tipo assim tambem.
    o lugar mais conhecido pela empanadas é o San Juanino. Elas não chegam a ser ruins, mas tem briga por mesas, as empanadas são caras e você pode encontrar melhores em vários kioscos pelo meio da rua 😛
    Mas fama é tudo né?!

  2. Tem um programa relativamente novo passando na tv a cabo aqui, Man vs Food, que me fez lembrar esse sanduíche, afinal um caldinho caia bem com essa carne seca!

    http://www.travelchannel.com/TV_Shows/Man_V_Food/Episodes_Travel_Guides/Episode_Chicago

  3. deve ser gostosos depois eu vou provar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s