México real

Os mexicanos costumam protestar contra a subversão global da gastronomia de seu país. Por todo canto se encontram restaurantes supostamente mexicanos, servindo apenas tacos, quesadillas e burritos, coisas que não são tão relevantes assim no variado cardápio do país. Me Nova York, essa culinária mexicano-americana predomina, especialmente com bares e lanchonetes, mas há lugares preocupados com a tradição oficial do México.

Os chips caseiros, o mais diferente que se pode ser de um pacote de doritos

Na última semana o Monstro foi a um desses lugares para provar coisas únicas da tradição mexicana. No Toloache servem-se pratos com gafanhotos, cactos, abacate frito e huitlaoche, a “trufa” popular do país. O restaurante fica no furacão turístico, a poucos quarteirões da Times Square, e se promove como bistrô mexicano. O cardápio, além dessas coisas únicas, tem chips de tortilla e tacos, mas evita aqueles burritos recheados com arroz e feijão.

Cacto frito, fatias fininhas, consistentes e verdes, mas com sabor suave

A refeição começou com os “doritos” caseiros, com sabor de milho mais forte e consistência mais resistente, mas crocante, servido com molho de tomate picante. Depois veio a entrada de cacto frito – tirinhas da planta verde e consistente empanadas em uma farinha temperada e mergulhados em óleo até ficar bem crocante. O sabor era suave, e a consistência mastigável da planta fazia um contraste interessante com o crocante.

A carne, prato delicioso que serve bem duas pessoas

A visita no mês de junho veio com uma frustração. Os gafanhotos estavam na “entresafra”, e por isso tinham sido tirados temporariamente do cardápio. Algo parecido aconteceu com o huitlaoche, que estava em falta. Mesmo assim havia alternativas autênticas suficientes para um bom almoço.

O prato principal escolhido foi uma carne na brasa com um molho aromático de chili, sem ficar picante. Delicioso, ele vinha ainda com guacamole suave, salada de batatas quentes e uma quesadilla macia, como um crepe. Tudo estava impressionantemente saboroso e diferente do que se conhece como comida mexicana popular pelas cidades.

Uma refeição assim para dois, acompanhado de uma margarita e uma cerveja, custa menos de U$ 70, um preço aceitável para experimentar um sabor que nega o que se conhece como comida mexicana.

Serviço:
Toloache
251 W 50th St
(between 8th Ave & Broadway)
New York, NY 10019
(212) 581-1818

Não acredita? Então olha aí também…
Yelp

Urban Spoon

NYMAG

Anúncios

Uma resposta para “México real

  1. Gabriel Osias

    Man….
    um prato mexicano massa chama
    chilaquiles.
    super apimentado, mas bom pra caralho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s