NY sem saudade de casa

Quando bate uma saudade da comida de casa, os brasileiros também não precisam sofrer pela falta de um feijão com arroz, um pão de queijo, uma feijoada, um estrogonof, um bife à milanesa ou mesmo uma moqueca. As principais comidas da gastronomia cotidiana do Brasil podem ser encontrados em uma dúzia de restaurantes “brasucas” de Nova York.

As churrascarias em sistema de rodízio costumam ser os restaurantes brasileiros que recebem mais atenção dos críticos americanos. Eles se encantam do o sistema de carne à vontade e divulgam esse mergulho em toneladas de carne como uma experiência maravilhosa. A mais tradicional da cidade é a Churrascaria Plataforma, inaugurada em 1996 e que fica em Midtown.

Feijão e arroz para matar saudade de casa

Por muito tempo era na rua 46, em Midtown, que se encontravam os principais lugares da comida e da cultura brasileira em Manhattan. Nos últimos anos, a rua que tem o título de “Little Brazil” tem se descaracterizado, se tornado mais misturada e menos autenticamente brasileira. Ainda há dois ou três restaurantes e bares com temas brasileiros, que podem servir de alternativa para matar a saudade de casa sem gastar muito dinheiro e sem esperar nada de excepcional.

Cozinhas de galinha com tempero bem mais picante que o que se conhece no Brasil

Os restaurantes mais relevantes de comida brasileira atualmente, entretanto, estão espalhados pela cidade e pela região perto dela. Em Newark, cidade de nova Jersey que fica a 20 minutos de trem de Manhattan, há uma das maiores comunidades de imigrantes brasileiros nos Estados Unidos, que têm vários bares e restaurantes bem autênticos. No Queens, em Astoria, se concentram os brasileiros de Nova York, com lugares menos badalados e mais baratos e tradicionais para a comunidade.

Bife à milanesa com batata frita

E no Brooklyn fica o restaurante brasileiro mais na moda de Nova York. É o Miss Favela, misto de boteco e restaurante que fica na base da ponte de Williamsburg e eu serve comida brasileira tanto para os brasucas quanto para os americanos empolgados com a cultura do Brasil. A dona do lugar é uma carioca casada com um francês, e dá para percerber que o cardápio puxa mais para o lado do Rio de Janeiro.

Pudim de leite de sobremesa (parecendo mais um flan, na verdade, com textura pouco densa)

O Miss Favela costuma lotar nos finais de semana, quando tem grupo de pagode e feijoada. No verão fica um clima de festa, com o povo bebendo e comendo na calçada, um monte de gente dançando. A comida é boa, e brasileira de verdade, com feijão e arroz de acompanhamento para carnes, pão de queijo e coxinha de galinha (com tempero mais apimentado que o normal) de entrada. Os preços das comidas são acessíveis e os pratos até podem ser divididos. O problema são as bebidas, com caipirinhas de U$ 8, que tornam quase impossível para os imigrantes que têm salários mais limitados.

Anúncios

Uma resposta para “NY sem saudade de casa

  1. maneiro, maneiro, mas feijão com arroz, só no Brasil!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s