Galinhada de cereais


Em um almoço da semana passada, juntei um quilo de sobrecoxas de galinha que havia comprado no supermercado com legumes (batata, cenoura, cebola, mandioquinha e tomate) e temperos (cheiro verde, cominho, coentro, açafrão e alho) e preparei uma galinha guisada, que foi comida com arroz. Como era muita comida, o restante foi adaptado para outras refeições.

Primeiro separei só o caldo e os legumes, que bati com o processador e servi como um creme de legumes bem encorpado. O segundo (com pedaços de frango), mais completo, foi uma espécie de galinhada, mas preparada com uma mistura de cereais, em vez de só arroz.

O processo de preparo da galinhada pode ser mais ou menos esse mesmo, apenas com arroz. Preferi usar uma dessas misturas que parecem se tornar mais populares nos supermercados. Foi a segunda vez que comprei, da marca Ráris, e gostei bastante (custa uns R$ 6 por cada meio quilo, acho). Trata-se de um pacote com arroz integral, cevada, aveia integral, trigo integral, canola, quinoa e linhaça – por mais natureba que possa soar, o sabor não teve nada de natureba (apesar de ser realmente saudável e influeciar no sistema digestivo).

Simplesmente joguei uma xícara dessa mistura no que havia sobrado de galinha e legumes e deixei cozinhar por 40 minutos (antes, naturalmente, calculei mais ou menos a proporção necessária, já que deve-se usar 3,5 xícaras de água para cada xícara de cereais).

Quando o prato ficou pronto, ficou bem com a cara esperada. O caldo foi absorvido pelos grãos, que formaram uma porção homogênea, misturando pedaços de galinha, legumes e os cereais. O sabor lembrava bem a galinhada tradicional, mas a variação de grãos dava textura mais variável e interessante.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s