Os pães nossos de cada dia

A máquina de pão

A máquina de pão foi a melhor compra que já fiz para a cozinha. Demorei para tomar coragem, pesquisei bastante a respeito antes de escolher a Multipane da Britânia, e ainda comprei com forte suspeita de que poderia não funcionar tão bem, ou que funcionaria, mas acabaria encostada num canto do armário. Mas aconteceu o oposto, e ela se tornou um dos equipamentos mais usados, junto da cafeteira. Agora em vez de comprar pão industrializado, volto do supermercado a cada mês com 4 ou 5 quilos de farinha de trigo e muito fermento biológico.

A máquina vem com um pequeno livro de receitas e é fácil de começar a fazer as receitas mais básicas (o preparo básico leva farinha, fermento, água, margarina, açúcar, sal e leite em pó). É muito tranquilo de improvisar também, incluindo novos ingredientes. O processo normalmente pede apenas que sejam medidos os ingredientes e colocados na forma da máquina, deixando que ela sove a massa, deixe o tempo necessáriod e espera e asse. Aí é só tirar e comer (incrivelmente fácil). Dá até para usar o timer para calcular a hora em que o pão deve ficar pronto pela manhã.

pão francês caseiro

Entre as receitas padrão que vêm no livreto, prefiro a de pão francês, que é simples e usa azeite em vez de margarina, mas a esposa gosta mais do pão doce, que apesar de levar mais açúcar na receita, não chega a ficar doce de verdade.

pão doce caseiro

O pão “doce” fica mais fofo de que os outros que experientei até agora, e acaba sendo o que tem mais vida útil também.

Ah, e isso aqui não é propaganda da Britânia. Paguei quase R$ 300 pela máquina, que é o preço médio dessas máquinas de pão. Ouvi falar bem de outras marcas também, mas acabei escolhendo essa por referências pesquisadas na internet. Estou satisfeito, mas já vi testemunhos de gente que teve problema com esta, assim como vi gente muito feliz com máquinas de outras marcas.

Anúncios

2 Respostas para “Os pães nossos de cada dia

  1. mauro thompson

    Pô eu tenho exatamente essa aí, e nunca tive problema com a danada.
    também foi uma das minhas melhores compras, o pão de manhã quentinho e com a casquinha crocante é coisa de outro mundo .

    o pão de batata é foda. fica a dica 😉

    • Opa,
      já fiz o de batata também. Fica bonzão.
      E gosto de fazer também um com queijo e outro com calabresa.
      E acabei de inventar um pão de mel. Publico em breve por aí.
      Falta experimentar o de mandioquinha.
      abs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s