augute gelado

Sempre achei o America a pior relação custo-benefício em alimentação. Com uma comidinha sem graça e nada especial, a rede de “casual diner” cobra preço mais alto de que muito restaurante de verdade. Mesmo assim, a praticidade acaba fazendo com que volte a ele de tempos em tempos, e se tem uma coisa em que a cozinha deles conseguia se destacar com qualidade é na sobremesa. O América foge da mesmice dos doces conentrando a atenção nos iogurtes congelados, que são excelentes (por mais que também sejam caros). O problema, para eles, é que agora eu faço meu próprio frozen yogurt.

Comprei a máquina de fazer sorvetes em Caracas, na Venezuela, onde, ajudado pelo câmbio paralelo (e ilegal), tudo que é importado fica muito mais barato. Paguei US$ 75 pela Cuisinart que custa R$ 400 em lojas brasileiras. No começo foi difícil ganhar prática no uso dela (e uma geladeira velha e sem freezer não ajudava), mas com o tempo as receitas vão ficando cada vez mais interessantes e criativas. Ela não cega a tomar o posto de “brinquedo preferido”, que é da máquina de pão (até porque em casa come-se mais pão de que sorvete), mas seu espaço está ali garantido para que seja usada com regularidade.

Depois de experimentar sorvetes simples, sorvete de amarula e de amarula com nozes, decidi tentar fazer o iogurte gelado. A receita é bem simples: duas medidas de iogurte, uma de leite integral (usei semi-integral com um toque de creme de leite), meia de açúcar e uma pitada de baunilha. Bate tudo e joga na máquina.

A máquina de fazer sorvete é uma centrífuga em que um copo com líquido congelante é usado (gelado, claro). À medida em que o creme preparado é despejado na máquina, ele vai formando cristais congelados em suas paredes, mas quando a máquina gira, há uma peça interna que raspa a parede e mistura os cristais no resto do líquido, dando a “cremosidade” de sorvete. Depois de 20 minutos na máquina, o líquido se transfoma em creme, que pode ser congelado e guardado por mais de uma semana.

Depois dos seus 20 minutos de máquina, o iogurte havia virado frozen yogurt. Textura macia e sabor bem característico, pouco doce.

Para tornar a concorrência com o America ainda mais desleal, usei a calda de morango e cerejas que havia preparado como geleia e que havia ficado pouco espessa. A combinação doce-azedo foi perfeita.

Anúncios

Uma resposta para “augute gelado

  1. uaaaaaaaaau!!!!!
    tb tenho uma sorveteira, mas qs não uso pq meu congelador não presta! 😦 tenho aquela geladeira de uma porta soh, sabe? bleh!

    mas fiquei com agua na boca! vou tentar deixar a bacia da sorveteira congelando por uma semana pra ver se da certo! 🙂

    publica tb o sorvete de amarula??? por favooooooor! 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s