Comida perene

Conheci com atraso, é verdade, mas talvez o Perennial Plate seja a melhor das últimas descobertas relacionadas a comida nos últimos tempos.

Daniel Klein, chef e documentarista americano, tirou um ano para produzir uma série de pequenos vídeos sobre “comida sustentável” no interior do meio-oeste dos Estados Unidos (em Missesota). Ele acompanha a criação de uma refeição desde o início, com a criação e abate, corte das carnes, e o preparo na cozinha propriamente dita. Tudo é mostrado de forma crua e direta, sem poupar de imagens fortes, mas sem ser sádico também.

Como ele diz no texto do primeiro vídeo, “quando comemos carne, animais morrem”. É um lembrete de que há um processo por trás da alimentação e que a comida não vem de uma caixa embalada em uma fábrica.

Descobri agora, e o portal dele já tem mais de 40 vídeos (um por semana). Klein já caçou, já pescou, já participou de corte e abate de coelhos e perus, tudo com abordagem bem natural.

Em um dos vídeos mais recentes, ele mostra a criação de coelhos, mostra um deles sendo morto, tendo a carne tratada e se transformando em uma belíssima terrine (a receita também é mostrada).

Os vídeos são excelentes. Para alguns, pode ser enojante e convidar ao vegetarianismo, mas para mim é uma forma perfeita de mostrar o quanto natural e fantástica é a alimentação, e o quanto ela pode ser baseada em carnes sem dar argumento para os ativistas atacarem o tratamento desumano dos bichos.

Não acredita? Então olha aí também:
About Perennial Plate

Site com vídeos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s