Asas de búfalo em casa

Tão importante quanto os dois times e o jogo que define o campeão de futebol americano, o Superbowl, que aconteceu no domingo, no Texas, é um evento de extrema importância gastronômica nos Estados Unidos. Na mídia daquele país, a preparação para o evento parece trazer mais receitas de que informações esportivas. E nenhuma comida simboliza tão bem  a disputa quanto as asinhas de galinha à moda de Buffalo.

Essas asinhas são unanimidade nos Estados Unidos. Escrevi sobre ela e sua origem, na cidade de Buffalo, quando morei em Nova York. A receita tradicional indica fritar as asas sem tempero e depois cobrir elas com um molho de vinagre e pimenta.

Desde a volta a São Paulo, as asinhas são o prato “americano” mais repetido em casa, em diferentes preparos. E no Superbowl sempre aparecem dezenas de novas receitas. A mais atraente que encontrei estava na revista “Esquire”, e sugeria marinar longamente os pedaços de galinha, que são em seguida assados em vez de fritos.

Comprei um quilo de asas (meio de coxa de asa e meio de tulipa, aquela parte com dois ossos e que em inglês chamam de ‘flat’), marinei em cachaça com páprika, pimenta calabresa, cominho, coentro, sal, alho, molho de pimenta, catchup e vinagre. Deixei descansar desde a tarde de sábado na geladeira.

No domingo, tirei as peças da marinada, elas foram enxutas e colocadas em uma assadeira no forno em fogo alto. Ficaram cerca de meia hora até ficarem bem douradas. A asa incorporou o tempero sem ficar com sabor forte demais.

Foram servidas com um molho de queijo (blue cheese dip) preparada com gorgonzola e creme de leite fresco.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s