Lapa de mercado

Tomei vergonha na cara no último sábado e finalmente fui conhecer o Mercado da Lapa. Por morar em Santa Cecília, fico no meio do caminho entre o da Cantareira (mais famoso, la no centro) e esse da Zona Oeste, mas apesar de ir com certa regularidade no “Mercadão”, nunca tinha ido no da Lapa – falha grave pra quem gosta de comida.

Em termos gerais, a principal diferença é que o da Lapa não é ponto de turismo, mas local de venda de alimentos in natura (a região lembra a Encruzilhada, no Recife, mas o mercado é muito mais limpo e organizado que qualquer um recifense). Não tem aquele monte de gente passeando, tudo é mais simples e mais barato, mas é fácil encontrar praticamente tudo do que há no da Cantareira.

O Mercadão tem cada dia mais gente e cada vez mais barracas que se consolidam mais como lanchonetes, bares e restaurantes, com uma ou outra barraca de comidas in natura, muitas vezes a preços altos. Na Lapa, há apenas umas poucas barracas vendendo uns lanches, e todo o resto é dedicado a carnes, legumes, frutas, queijos, peixes etc.

Gosto de ir na Cantareira para comprar frutos do mar, que são mais frescos de que nas feiras, mas foi fácil perceber que na Lapa tem os mesmos peixes e crustáceos a preços em torno de 30% mais baixos. É verdade que o vendedor não ilmpou e tratou os camarões que comprei, como acontece regularmente na Cantareira, mas paguei R$ 27 por um quilo que custaria facilmente R$ 40 no Mercadão.

Em compensação, não vi, na primeira visita à Lapa, a enorme quantidade de temperos, azeites e embutidos que se encontra no  mercado do centro, mesmo com tantos turistas tirando fotos.

A impressão geral é que, para o cotidiano, o Mercado da Lapa é infinitas vezes melhor, tanto que é o preferido de chefs e cozinheiros que vejo falar do assunto na internet (este post bem recente é emblemático disso). O da Cantareira, entretanto, com todos os problemas de uma armadilha para turista, ainda tem atrações bem interessantes para qualquer pessoa que goste de cozinha, mesmo que a preços altos.

Na visita ao da Lapa, voltei com sacolas cheias de queijos, camarões, ovos, carnes e mais coisas de que falarei nos próximos posts.

Anúncios

Uma resposta para “Lapa de mercado

  1. william magalhaes

    gostei da dica não tinha pensado no turista moro no jardim guarani e trabalho na sé costumo comprar no da cantareira vou mudar para o da lapa para comparar , obrigado william

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s