Saramonete e ervilhas frescas

Normalmente ele é só petisco, mas também é possível fazer ótimas refeições completas com o saramonete, ou trilha, como esse delicioso peixinho avermelhado é conhecido em São Paulo.

O peixe foi comprado na feira do Pacaembu, por R$ 7 a porção de meio quilo que já veio limpa e sem cabeça. No preparo mais tradicional, ele é passado infeiro na farinha de trigo e frito, ficando ótimo para comer com cerveja, apesar da enorme quantidade de espinhas. Aqui ele foi tratado antes, retirando todas as espinhas e usado em pequenos pedaços em um molho para massa.

O molho foi preparado com um refogado de cebolas e ervilhas frescas  na manteiga. Os pedaços do peixe foram refogados juntamente na mesma panela, e três colheres de creme de leite finalizaram o molho que foi misturado a uma porção de pene.

Foi a primeira vez que usei ervilhas frescas na cozinha (compradas por R$ 5, a porção). Muito mais saborosas de que as versões em lata ou secas, elas podem ser refogadas diretamente, sem precisar cozinhar antes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s