Sumário – um resumo do livro

Antes de qualquer lida no prefácio ou na introdução, é o sumário de um livro serve como referência do que pode ser encontrado dentro dele. É ali que o leitor começa, que se localiza, que decide o que ler em que ordem. É ali também que começa grande parte do trabalho de redação e edição da obra – já organizada segundo os temas e ideias.

O LANÇAMENTO É NESTA QUARTA (7/12) EM SP E NO SÁBADO (10/12) NO RECIFE

Quando lancei “Por um fio” – meu primeiro livro, uma coletânea de entrevistas-, um erro fez com que a primeira impressão saísse sem essa lista dos entrevistados e dos temas, o que em certa medida afasta os leitores.

Em “Comendo a Grande Maçã”, que vai ser lançado amanhã em São Paulo, todo cuidado foi tomado para que o índice ajudasse a refletir o livro.

Ali encontram-se os temas que dividem a obra em capítulos. Desde o prefácio, a apresentação e a introdução, onde há um pouco da história e da cultura gastronômica de Nova York, passa-se aos 15 capítulos.

No 1º, por exemplo, há um pequeno resumo dos hábitos novaiorquinos relacionados à alimentação, explicando, por exemplo, que quase todos comem fora diariamente. O 2º e o 3º capítulos tratam das comidas típicas locais – americanas e de NY – enquanto o 4º capítulo mostra a tendência globalizante de reunir restaurantes de todos os países do mundo na masma cidade.

O 5º capítulo foi um dos mais interessantes, e engraçados, de escrever. Trata-se de uma lista de comidas “bizarras” que encontrei. Tem a barra de chocolate frita, o bacon coberto com chocolate, o ovo vendido em caixinha, tudo o que soa estranho, mas que pode até ser bem gostoso.

Entre o capítulo 6, sobre os casual dinners (redes de restaurantes como o Outback), e o 8, sobre fast food, há um capítulo voltado à alta gastronomia e as mais de 80 estrelas que o Guia Michelin indica ali.

O capítulo 9 trata das opções para quem tem umac ozinha em NY e pode (e deve) comprar comidas in natura em supermercados e feiras da cidade – são muitas e excelentes.

O 10º capítulo, em contraste, é sobre as opções encontradas para juntar o turismo e boas refeições, com dicas de restaurantes em museus e próximos a atrações.

Em seguida vem um capítulo só sobre doces, com destaque especial para os cannolis, símbolo da presença italiana na cidade –  e um outro só sobre bebidas, incluindo drinks e cervejas produzidas localmente.

Já se aproximando do final, o capítulo 13 é um guia sobre guias, indicando onde o viajante guloso e curioso pode encontrar mais informações e dados mais recentes sobre a cena gastronômica de Nova York.

Por último, os capítulos 14 e 15 reúnem dicas. No primeiro, indico uma seleção de “dez mais” – como os restaurantes que valem a viagem, os que pode-se comer bem e barato e os que são caríssimos. No último, uma lista simples de dicas para consulta rápida, quase resumindo todo o livro.

“Comendo a Grande Maçã” tem ainda uma lista com endereços, telefones e sites de todos os restaurantes citados, além dos agradecimentos, bibliografia e referências de todas as fotografias utilizadas.

Anúncios

Uma resposta para “Sumário – um resumo do livro

  1. Parabéns Monstro! Acompanho sempre seu blog, inclusive nos seus recessos onde vc deixa o blog às moscas, hehehe. O lançamento de um livro é uma ótima maneira de imortalizar e organizar as informações do blog, que vc tenha muito sucesso!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s