Seleção natural de pubs

pubNos últimos meses de 2013, os principais jornais ingleses noticiavam com preocupação o fechamento de um grande número de pubs do Reino Unido, indicando uma tendência preocupante para uma das mais famosas instituições gastro-etílicas da Inglaterra. Em 2014, a previsão é de que algo em torno de 2500 a 4000 pubs fossem fechados no país por problemas financeiros. O cenário de quase catástrofe, entretanto, é visto como algo bom pelo Good Pub Guide, principal referência no assunto. Para ele, trata-se de uma questão de seleção natural: só os mais adaptados à nova realidade e mais preocupados com a qualidade sobrevivem.

Para o guia, o fechamento de tantos estabelecimentos é fruto de uma saudável competição, “isso torna a indústria de pubs mais robusta e melhor para o futuro”. O guia de 2014 se diz otimista quanto ao futuro dos pubs, com grande incentivo a uma maior variedade e criatividade, fugindo da padronização das redes nacionais.

Segundo o guia, ainda há “pubs demais” em lugares errados e em busca de mercados errados. “Não conheço um único bom pub que tenha passado por problemas nos anos recentes”, diz o editor do guia. Esses pubs que estão sendo fechados estão na base da hierarquia de qualidade dos pubs, diz o guia, são “pubs ruins, que ainda se comportam como se estivessem presos nos anos 1980, felizes com comidas, bebidas, serviço e ambiente indiferentes. Já era hora de fecharem suas portas.”

Segundo o guia, enquanto 2500-4000 pubs fecham as portas, abrem-se novos 1000 pubs por ano no Reino Unido, muitas vezes com propostas mais interessantes e funcionando no mesmo lugar de pubs fracassados do passado. “Os pubs ruins estão sendo abatidos da mesma forma como leões atacam os alvos mais lentos de uma manada”.

Segundo o guia, os pubs do Reino Unido se dividem em três grupos: são quase 5 mil pubs excelentes, todos com indicação no livro; outros quase 4000 pubs são muito ruins, e acabam sendo fechados; e, no meio, há 40 mil pubs médios.

O que faz um bom pub é a atmosfera. Um bom pub é um pub em que a pessoa se sente em casa. Um lugar em que as pessoas do pub se demonstram felizes por receberem os clientes. A palavra chave para um bom pub é “hospitalidade” – “qualquer um pode oferecer comida e bebida, mas o que vem junto delas é que faz a diferença.”

Editado anualmente desde 1983, o Good Pub Guide é a principal referência no assunto, com indicações de mais de 4800 pubs por todo o país. O guia é escrito com a ajuda de 2 mil correspondentes por todo o país, e ainda aceita dicas e sugestões enviadas por anônimos pela internet.

Além do livro, tem ainda o site http://www.thegoodpubguide.co.uk/ e aplicativos para smartphones e tablets.

O site permite fazer uma busca por cep. Ou seja, ao marcar a viagem ao Reino Unido, é só visitar o site e descobrir quais os melhores pubs na região em que se vai ficar hospedado.

Anúncios

Uma resposta para “Seleção natural de pubs

  1. Pingback: A cerveja de R$ 13,87 | Monstro na Cozinha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s