Uma bebida de luto

black velvetA morte do príncipe Albert, em 1861, deixou a Inglaterra de luto. O marido da rainha Victoria, a do reinado mais longo do país, havia deixado sua marca na busca pelo desenvolvimento e aprimoramento tecnológico e cultural do Reino Unido, e sua morte aos 42 anos deixou a todos chocados. Enquanto a rainha abraçaria o tom de lamento e se vestiria de preto por quatro décadas, o país ganhou uma bebida que representaria este luto e ficaria como legado de Albert nos cardápios ingleses: o Black Velvet, mistura de espumante e Guinness.

Andrew Webb, autor de “Food Britannia”, um dos livros mais completos sobre a gastronomia inglesa, conta que no dia do funeral de Albert, a direção de um dos clubes mais exclusivos de Londres, o Brook’s club, informou que o tradicional Champagne da casa só poderia ser servido se estivesse “vestido de preto”. Foi assim que a elite britânica aceitou fazer a mistura pouco ortodoxa e criou o “veludo negro”.

Até hoje é possível encontrar o coquetel em cardápios tradicionais de Londres. Anthony Bourdain, em seu programa The Layover, experimenta um servido em canecas de metal no restaurante Sweetings. O da foto acima foi apreciado pelo Monstro no Wright Brothers, casa especializada em ostras em frente ao Borough Market (custou 9 libras).

O espumante quebra um pouco o forte sabor torrado da Guinness, e deixa a bebida mais leve e suave – e mais forte em percentual alcoólico. As texturas das duas bebidas se combinam, criando uma mistura cremosa que é perceptível em sua coloração e que levou à comparação com o veludo. É um bom acompanhamento para carnes ou ostras, e um bom coquetel para abrir uma refeição.

No vídeo abaixo, um chef da própria Guinness ensina a preparar o coquetel usando proporções iguais de cerveja e de espumante.

 

Anúncios

Uma resposta para “Uma bebida de luto

  1. Pingback: Comida ‘Britânia’ – A Londres de Andrew Webb | Monstro na Cozinha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s