Hambúrguer, uma tradição nova e importada

tommis

Hambúrguer da Tommi’s, melhor se Londres segundo o “Independent”

Hambúrgueres não fazem parte da tradição gastronômica da Inglaterra, mas por influência americana se tornaram populares no final do século passado e se consolidaram como uma das principais inovações no cardápio dos pubs nas últimas décadas.

Andrew Webb, autor do livro “Food Britannia”, conta que a primeira hamburgueria da Inglaterra foi a Wimpy, inaugurada em 1954 para seguir o modelo de produção industrial de sanduíches que o White Castle havia criado em 1921 e que o McDonald’s aperfeiçoaria nos anos 1940 nos EUA. Desde cedo, entretanto, os ingleses rejeitaram a ideia de receber um sanduíche num guardanapo, exigindo que ele viesse em um prato. O Wimpy existe até hoje, com 26 lojas em Londres, e divide espaço com McDonald’s e Burger King, que também se estabeleceram na cidade com o formato de hambúrguer fast-food.

Os hambúrgueres reforçaram sua presença no Reino Unido nos últimos anos e estão presentes em dezenas de lanchonetes e restaurantes de redes especializadas por toda a cidade, aparecem em menus de food trucks, de barracas na rua e de lojas de kebab, e são ainda onipresentes nos pubs, ao lado de Fish and Chips, Tortas e linguiças com purê.

A qualidade dos hambúrgueres ingleses, entretanto, ainda não chega perto do que se encontra nos Estados Unidos. Em barracas nas ruas e em lojas de kebaba costumam ser um disco fino e seco de carne sem sabor. Nos pubs é comum que não seja oferecido ao cliente escolher o ponto da carne, que por mais que seja servida em uma peça alta, muitas vezes vem bem passada e sem graça.

Desde o início do século XXI, por outro lado, algumas casas mais especializadas e inspiradas no modelo americano de hambúrgueres de qualidade passaram a oferecer uma alternativa melhor aos londrinos. Aí existem várias boas opções com marcas internacionais, como o Bar Boulud, que serve o hambúrguer do chef Daniel Boulud, já premiado nos EUA (e que ilustra a capa de “Comendo a Grande Maçã”), o Shake Shack, que forma longas filas em Nova York e atualmente também em Covent Garden, ou o Five Guys, que tem uma loja movimentada perto da Leicester Square. Os hambúrgueres servido em feiras pela cidade, preparato em food trucks, também costumam se destacar mais pela qualidade.

Entre as redes de maior qualidade em Londres, Webb destaca a Byron e a Haché como alguns dos melhores hambúrgueres na cidade. Ele cita ainda o Gourmet Burger Kitchen, a Hamburger Union, a Ground e a Ultimate Burger. Nesses locais a carne é selecionada, o hambúrguer é preparado no ponto escolhido pelo cliente e vem servido em um prato. O preço é um pouco mais alto, podendo chegar em 10 libras por sanduíche, mas a comida é bem mais saborosa.

Além dos indicados por Webb, a imprensa especializada em gastronomia em Londres costuma publicar rankings sobre os melhores hambúrgueres da cidade. Curiosamente, muitos dos premiados não coincidem, mostrando que há muita variedade de opções e de gostos de hambúrgueres na cidade. Veja abaixo algumas dessas listas

O jornal “The Independent” publicou uma lista com os dez melhores sanduíches deste tipo em Londres. O ranking do jornal segue abaixo:

1. Tommi’s
2. Patty & Bun
3. Flat Iron
4. Honest Burgers
5. Dip & Flip
6. MeatLiquor/MeatMarket/MeatMission
7. Shake Shack
8. Byron
9. Elliot’s
10. Electric Diner/Soho Kitchen and Bar

O Londonist, melhor site de programação cultural de Londres, fez a seguinte seleção sobre o melhor hambúrguer da cidade, escolhendo o sanduíche específico e emseguida indicando o restaurante em que é servido:

– Elliot’s Cheeseburger: Elliot’s Café

– Smoked Basque Beef Burger: Ember Yard

– Hawksmoor Hamburger: Hawksmoor

– The Honest: Honest Burgers

– Secret Burger: Joe Allen

– Aged Scottish Beef Burger: Little Social

– The Kevin Bacon: Lucky Chip

– The Dead Hippy: MEATmission

– The Ari Gold: Patty & Bun

– Foghorn Leghorn: Street Kitchen

A revista de entretenimento Time Out também fez uma lista de melhores hambúrgueres, mas não colocou em uma ordem específica. Os escolhidos foram:

– Burger Bear

– Bleecker st Burger

– Dip & Flip

– Boom Burger

– Patty & Bun

Já o Metro, jornal distribuído gratuitamente, listou os maiores e mais absurdos hambúrgueres de Londres:

1 – The Beast – Blacks Burgers

2 – The Big Pickle – Yeah! Burger

3 – 28 Ounce Double Cheeseburger – Mother Flipper

4 – Devostator – Red Dog Saloon

5 – Double Cheeseburger – Bleecker St Burgers

6 – 32oz End Of The World Burger Challenge – Red Iron Burgers

7 – Grizzly Bears Challenge – The Thirsty Bear

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s