A cozinheira da TV

deliaSe Jane Grigson deu vida à gastronomia britânica com livros em que estudava as origens e a evolução da culinária na Inglaterra, é Delia Smith, uma outra cozinheira, que tem o status de favorita da TV britânica e maior vendagem de livros de receitas do país ao longo das últimas cinco décadas. Ao contrário de Grigson, Smith não é uma grande pesquisadora e nem se propõe cozinheira excepcional, mas apela ao público inglês por uma abordagem simples da gastronomia e receitas bem fáceis de reproduzir.

Leia mais sobre Jane Grigson e sua importância para a gastronomia inglesa

O canal de TV Food Network na Inglaterra tem passado uma série de documentários sobre a importância de Smith para os ingleses. A cozinheira era muito popular, e seu nome virou um verbete em dicionários, relativo ao efeito do seu programa no consumo de alimentos específicos. Quando ela apresentava suas receitas, os ingredientes se tornavam mais vendidos no mercado. Isso ficou conhecido como “efeito Delia”. Ela nega, entretanto, ter recebido dinheiro para fazer propaganda ou promover quaisquer itens.

Desde 1971, quando lançou o livro “How to Cheat at Cooking”, Smith publicou 23 livros e vendeu mais de 20 milhões de exemplares das suas coletâneas de receitas.

Delia Smith admite que não sabia cozinhar, não era profissional da gastronomia em seu programa, mas atraía audiencias justamente por seu estilo caseiro, amador, simples. Em entrevista, ela dizia seu objetivo era fazer outras pessoas que também não sabiam cozinhar irem para a cozinha e preparar seus próprios alimentos.

Suas receitas são simples, fáceis e usam poucos ingredientes. Sua maior alegria, ela diz, era ter retorno dos leitores e audiência na TV. E o q eles sempre falavam era que suas receitas funcionavam, e por isso ela fazia tanto sucesso.

Criticada por puristas, ela apresentou receitas e publicou livros sobre “trapaças” na cozinha, o uso de ingredientes pré-prontos para poupar tempo e trabalho, possibilitando uma integração ainda maior de pessoas que nao cozinhavam.

Assista abaixo a um vídeo de Delia Smith nos anos 1970

Anúncios

Uma resposta para “A cozinheira da TV

  1. Pingback: O amadorismo culinário do país | Monstro na Cozinha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s