O país mais cervejeiro

camra

O Reino Unido tem a maior quantidade de cervejarias por habitante do mundo. O dado foi divulgado nesta quinta-feira pelo livro The Good Beer Guide 2015, referência mais completa em relação à bebida na Inglaterra.

Atualmente existem 1.285 cervejarias em todo o Reino Unido, o equivalente a uma para cada 50 mil habitantes.

Isso tudo sem contar que uma cerveja no país custa em média R$ 14 reais.

Além de já ter o maior número de cervejarias per capita, a quantidade de novas fábricas de cerveja tem crescido a um ritmo de mais de 10% ao anos. Somente no último ano foram inauguradas 170 novas cervejarias.

O crescimento na quantidade de cervejarias ocorre em paralelo a uma valorização das tradições etílicas britânicas. A maior parte das novas cervejarias se especializa em Real Ales, as cervejas vivas, que são gaseificadas naturalmente e continuam fermentando dentro dos “casks”, seus barris especiais.

Entenda a diferença entre ales e lagers

Além disso, começa a haver uma quebra no estereótipo de que as Real Ales são consumidas por pessoas mais velhas, enquanto jovens preferem lagers. Segundo o livro recém-publicado, jovens têm experimentado cada vez mais a cerveja viva que forma a tradição do país.

As Real Ales dobraram sua participação no mercado de cervejas na Inglaterra na última década. A Grã Bretanha tem atualmente 54.940 pubs que vendem as Real Ales. E há mais de 8 mil cervejas deste tipo sendo produzidas. Se os belgas costumam falar em ter uma cerveja diferente para cada dia do ano, os ingleses podem dizer que têm uma cerveja diferente para beber todos os dias por 22 anos (sem contar as produzidas por mais de cem cervejarias inauguradas a cada ano).

Apesar do tom otimista do guia, o estudo reitera que ainda há muitos pubs sendo fechados por falência no Reino Unido (uma média de 31 por semana). Ele ressalta, entretanto, que muitos têm sido inaugurados também, e que há um esforço crescente para salvar pubs que são importantes para comunidades espalhadas pelo país.

Leia reportagem do Guardian sobre o Good Beer Guide 2015

Anúncios

Uma resposta para “O país mais cervejeiro

  1. Pingback: Quem não tem Bordeaux, bebe Surrey | Monstro na Cozinha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s