O que os ingleses comem

O sunday roast, prato preferido dos britânicos, segundo pesquisa

O sunday roast, prato preferido dos britânicos, segundo pesquisa

A comida britânica vem passando por um processo de valorização nas últimas décadas, e os ingleses têm tentado fugir da má-fama de que se come mal no país, abraçando receitas tradicionais e buscando o que há de melhor para se comer no Reino Unido. Uma pesquisa divulgada neste mês comprovou esta revalorização dos pratos nacionais, indicando que os ingleses têm dado mais atenção à gastronomia e especialmente a sua comida tradicional.

De acordo com o jornal Independent, a pesquisa mostrou que o assado de domingo foi apontado como o prato mais afetivo dos britânicos, escolhido como principal comfort food por 43% dos entrevistados. O bife com batatas fritas ficou em segundo lugar, com 35%, enquanto pãezinhos (scones) com geleia e creme ficaram em terceiro lugar e o crumble de maçã em quarto. A torta de carne e rim ficou em décimo lugar e o bife wellington em 13º. O resultado mostrou que influências internacionais perderam parte do seu apelo, por mais que continuem presentes.

comida ukA pesquisa foi encomentada pelo canal da rede britânica BBC voltado a estilo de vida e gastronomia, o BBC Good Food, que comemora 25 anos da sua criação. Dez mil pessoas foram ouvidas para revelar o que os britânicos comem, cozinham e o que preferem comer.

A pesquisa revelou que 18% dos britânicos acreditam que sabem cozinhar bem (nota entre 8 e 10 em autoavaliação), enquanto apenas 14% dizem não saber cozinhar nada (nota 1 a 3 em autoavaliação). Mais da metade dos entrevistados disseram saber preparar dez ou mais pratos diferentes sem usar ingredientes pré-prontos enquanto 10% alegaram não saber fazer absolutamente nada. Além disso, 36% dos entrevistados disseram que cozinhar os deixa mais felizes.

A receita mais preparada em casa pelos britânicos é o assado, uma tradição de fins de semana em que carne é normalmente servida com batatas e yorkshire pudding. Fora ele, o outro prato mais comum preparado em casa pelos britânicos é o espaguete à bolonhesa.

Quase metade dos britânicos (48%) faz as refeições em família diariamente, contrariando a ideia de que come-se cada vez mais de forma isolada no país. Apenas 3% dos entrevistados disseram comer sempre sozinhos.

Confirmando uma tendência negativa, entretanto, a pesquisa diz que 67% dos britânicos costumam fazer pelo menos uma refeição por dia em frente à TV.

Para 56% dos ingleses, o forno de microondas é o equipamento mais essencial da cozinha, à frente de facas, que ficam em segundo lugar.

O chá continua sendo a bebida preferida dos ingleses, sendo escolhido por 41% dos britânicos, enquanto o café é o preferido de 29%.

A comida chinesa apareceu na pesquisa como a opção mais popular de comida comprada na rua, à frente do Chicke Tikka Masala e do Fish and Chips.

Veja mais resultados da pesquisa no site da BBC Good Food

Leia reportagem do Independent sobre a pesquisa.

 

Anúncios

Uma resposta para “O que os ingleses comem

  1. Pingback: Os rosbifes | Monstro na Cozinha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s