Quem não tem Bordeaux bebe Surrey

DSC_0858Menos de dez minutos após sair da estação de trem de Dorking, pequena cidade a menos de uma hora de viagem de Londres, vêem-se muitas uvas. São as primeiras parreiras da maior vinícola do Reino Unido, Denbies, que fica na região de Surrey, ao sul de Londres, e que é o melhor lugar para experimentar os vinhos ingleses – uma produção ainda pequena e incipiente, mas cada vez com mais qualidade.

Veja fotos da vinícola inglesa Denbies

Uma pint, o copo de meio litro de cerveja, representa a tradição inglesa bem melhor de que uma taça de vinho, é verdade, e este tipo de visita a vinícolas é uma tradição mais forte na França e na Itália. Mesmo assim, há bons vinhos sendo produzidos e bebidos no país que tem mais cervejarias por habitantes no mundo.

DSC_0821Entre agosto e outubro, a plantação de mais de 100 hectares está carregada, e pode-se experimentar a vida em uma fazenda especializada na produção de vinhos de qualidade, mesmo sem ter que ir à França ou a Itália, que lideram o setor. Em vez de Bordeaux, pode-se experimentar o vinho da região inglesa de Surrey.

A vinícola é bem nova para os padrões da produção de vinho no resto do mundo. As parreiras foram plantadas apenas em 1986, dois anos após a aquisição do espaço onde a Denbies funciona. Mesmo assim, a vinícola ascendeu rapidamente ao topo da produção britânica. Em 2011, o vinho rosé Denbies Chalk Ridge 2010 ganhou a medalha de ouro no International Wine Challenge, uma das mais importantes competições de qualidade de vinho. O rosé inglês derrotou 360 concorrentes de 21 países diferentes. Junto aos espumantes, é o que se produz de melhor na vinícola, apesar de haver também tintos que não fazem feio.

Localizada a 15 minutos de caminhada da cidade de Dorking, que fica a menos de uma hora de trem de Londres, a Denbies tem uma área total de mais de 250 hectares, incluindo 107 hectares para as plantações e outras áreas com terrenos com florestas originais da região. A área é três vezes maior de que a de qualquer outra vinícola do Reino Unido.

A plantação de Denbies usa um solo que é marcado pela presença de calcário, que os produtores locais insistem em dizer que é comparável ao da região da Champagne, na França. De fato, o solo favorece a produção de uvas que funcionam bem em espumantes.

DSC_0877

Gastronomia
A vinícola Denbies é formada pelas plantações e dez casas onde o vinho é produzido e vendido. Uma grande construção fica no centro da propriedade, imponente, para receber visitantes. Ali há uma loja em ue são vendidos vinhos e produtos locais, e um pequeno restaurante que faz as vezes de lanchonete, o Conservatory.

No topo da casa principal funciona o Gallery, principal restaurante da vinícola, com um bom cardápio sazonal, comidas bem cuidadas, vinhos locais e uma bela vista panorâmica das plantações de uvas. Durante a semana, o restaurante oferece um almoço completo por 16 libras por pessoa, preço médio de um prato nos finais de semana.

Passeios
A vinícola pode ser visitada livremente por qualquer pessoa. A região é cortada por mais de 10 km de trilhas públicas para caminhada, e não é preciso nem pedir licença para sair caminhando por parte da plantação de uvas. É possível ver as plantações, visitar a loja de vinhos e produtos locais e comer em um dos restaurantes da vinícola.

Além disso, a Denbies oferece vários tipos de passeios formais e completos pela vinícola e uma série de atividades de degustação de vinhos e comidas. Em outuro, a vinícola oferece até mesmo um dia de experiência de produtor, permitindo que os visitantes colham uvas e participem de um dia de trabalho aprendendo a fazer vinhos (sempre bebendo e comendo, a um custo de cerca de 50 libras por pessoa).

O passeio básico é um tour pelas plantações de uvas (apenas entre março e outubro). Feito em um pequeno trem adaptado, ele segue por quase uma hora pelas trilhas que fazem uma longa subida até o topo do terreno, e permite visualizar toda a vinícola, incluindo descrições sobre o local e a história da Denbies. São vários passeios por dia e custam 6 libras (incluindo uma pequena degustação).

Os passeios “fechados” (indoor) mostram o processo de fabricação dos vinhos, especialmente os espumantes, com explicações detalhadas sobre o funcionamento da vinícola, visita à adega e degustações. Estes passeios custam entre 10 e 16 libras, dependendo da duração e da degustação.

A vinícola Denbies tem ainda uma pousada, bem ao lado da casa central, onde pode-se ficar hospedado bem de frente para a plantação de uvas, comer as comidas dos restaurantes e sentir a sensação de viver em uma vinícola. a diaria custa em torno de 100 libras para duas pessoas

Os passeios podem ser agendados pela internet.

Leia reportagem do jornal Independent sobre a medalha de ouro do vinho inglês

Assista abaixo a um vídeo mostrando a vinícola inglesa

Veja como chegar à vinícola Denbies

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s