A cidade das ostras

ostras

Ostras do mercado de peixes de Whitstable

Não conheço nenhuma cidade inglesa que tenha uma relação tão intensa com a gastronomia quanto Whitstable, uma pequena vila litorânea de 30 mil habitantes com forte apego aos frutos do mar.

neptune2

Mesa na praia no Old Neptune

Em nenhuma outra parte da Inglaterra percebe-se um apreço tão grande aos ingredientes frescos, recém-tirados do mar. Por todos os lados há restaurantes com cardápios criativos e bem cuidados, chefs empolgados com as criações com os produtos da região e comedores empolgados de peixes, mariscos e ostras. Desde a época em que os romanos dominaram a região que a cidade se consagrou por suas ostras, muito apreciadas até os dias de hoje.

Whitstable fica a menos de 10km de Canterbury, esta, sim, uma das cidades mais buscadas por turistas que visitam Londres. Há uma trilha muito famosa que liga as duas cidades, e que costuma ser percorrida de bicicleta. De Londres, a cerca de 100 km, é preciso pegar dois trens (ou um ônibus) em uma viagem de mais de duas horas.

wheelersHá dezenas de bares e restaurantes à beira-mar, no porto e na área central de Whitstable oferecendo ostras e frutos do mar frescos. O restaurante mais famoso da cidade, entretanto, é o Wheelers, um pequeno bar de mais de cem anos com apenas quatro mesas e um balcão que é considerado o melhor lugar para comer frutos do mar no país e que tem filas de espera de meses para se poder comer lá – apesar da quase impossibilidade de reservar mesas, é possível dar sorte e conseguir um lugar no balcão ao chegar sem hora marcada, ou ainda pode-se comprar parte da comida do cardápio para viagem. A tentativa de reservar um lugar com uma semana de antecedência foi totalmente frustrada, mas durante a visita à cidade, um rearranjo nas mesas internas havia deixado lugares vazios no balcão, e foi possível experimentar deliciosas vieiras na brasa, salmão defumado da casa, enguias em gelatina, peixe empanado, bolo de salmão e whelks (búzios). Tudo delicioso e por preços bem baixos (a conta para duas pessoas não chegou a 40 libras).

Veja fotos do jantar no Wheelers

Vieiras do Wheelers

Vieiras do Wheelers

Na região portuária de Whitstable há um pequeno mercado de peixes frescos, onde vendem-se ostras abertas na hora e frutos do mar fritos, prontos para serem comidos. Logo em frente há a barraca West Whelks, que tem alguns dos frutos do mar mais frescos e mais baratos da cidade (cada ostra custa 60 centavos de libra), para serem comidos em pequenas mesas de plástico.

Veja fotos do mercado de peixes

Acima do mercado está o Crab and Winkle, um dos restaurantes mais arrumados da cidade, com vista para o mar e um cardápio sazonal montado em torno de pescados frescos. O restaurante é um pouco mais caro, e a conta para duas pessoas, com vinho, pode chegar perto das cem libras, mas é uma extravagância bem válida.

Veja fotos de almoço no Crab and Winkle

O pub Old Neptune

O pub Old Neptune

Na praia, há vários lugares oferecendo ostras frescas abertas na hora, todos bem agradáveis e com bons preços. Indo além da comida, entretanto, o pub Old Neptune tem um dos melhores ambientes da cidade – à beira da praia, com mesas ao ar livre e um panorama perfeito para o pôr do sol.

Veja fotos do Monstro no Old Neptune

Bem perto dali, ainda no litoral próximo a Whitstable, está o pub The Sportsman, um pequeno bar isolado, estrelado pelo Guia Michelin e no qual o chef prepara até o próprio sal, com água retirada do mar da região.

Veja abaixo um vídeo sobre o Sportsman

Leia mais sobre o Wheelers

Veja como chegar a Whitstable

Anúncios

Uma resposta para “A cidade das ostras

  1. Pingback: Praia e sol perto da cidade cinza | Monstro na Cozinha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s