Sanduíche de batatas fritas

IMG_3151[1]

O tomatinho é só enfeite. A comida mesmo é o sanduíche de batatas fritas

Fritas acompanham? A resposta dos ingleses é sim em 40% de todas as refeições que fazem fora de casa, segundo uma pesquisa realizada no Reino Unido. Em um dos pratos que podem ser considerados clássicos na Inglaterra, entretanto, as fritas não só acompanham, elas são a atração principal.

Chip Butty é o nome do terror dos nutricionistas, o sanduíche que faz mais forte oposição à dieta de Atkins, juntando carboidrato com carboidrato. Se alguém acha estranho que os paulistanos colocam purê de batatas no cachorro-quente, o que dizer deste sanduíche que é recheado apenas por batatas fritas?

IMG_3156[1]O Chip Butty é isso, um punhado de batatas fritas recheando um pão assado com manteiga. O ideal é que as batatas fiquem bem crocantes, para contrastar com a textura do pão (o que nem sempre acontece, é verdade). Apesar de as batatas não terem um sabor tradicional que se espera em um sanduíche, e de dar a sensação de que falta algo no gosto quando se come o chip butty, os sabores do pão e das fritas são bem familiares.

O sanduíche de batatas fritas tem vários nomes em diferentes regiões do Reino Unido. Pode ser chip sandwich, pode ser chip cob, chip muffin mas o nome mais popular é mesmo chip butty (“butty” sendo um termo usado para vários tipos de sanduíche, ou, mais simplesmente, para qualquer coisa colocada em meio a dois pedaços de pão com manteiga).

O site Serious Eats diz que a iguaria foi inventada em Liverpool, e que é mais popular no Norte da Inglaterra. Associado às classes operárias britânicas, o Chip Butty é muito barato (o da foto custou 2 libras) e já foi comida servida em pubs, mas atualmente eles são vendidos em pequenas bodegas simples que servem café-da-manhã e lanches em Londres, ou nas tradicionais chippies, casas especializadas em fritar peixes e batatas para o tradicional fish and chips.

O Butty pode ser preparado com qualquer tipo de pão, mas o mais tradicional é com o roll, o equivalente inglês ao nosso “pão francês”, assado com um pouco de manteiga e recheado com muitas batatas fritas. Ele pode ainda ganhar como molho um pouco de catchup, vinagre de malte ou “molho marrom”, o brown sauce que é bem popular no país. Há ainda quem coloque queijo, molho de curry ou mesmo feijão (do feijão de molho adocicado comido tradicionalmente na Inglaterra).

O site Food Republic alega que o sanduíche de batatas fritas é o símbolo de uma característica da relação dos britânicos com comida. Eles comem o que querem, sem pedir desculpas por não seguir convenções.

Ainda segundo o Food Republic, os dois públicos principais do chip butty são crianças e bêbados depois do bar e da balada. Como é uma comida que foge das regras, não existe uma convenção de hora certa para comer o Chip Butty. Há quem coma no café da manhã, almoço ou jantar, tem gente que come como lanche ou mesmo como solução para a larica de fim de noite.

IMG_3153[1]

Leia mais sobre o Chip Butty

Food Republic

Food Network

Serious Eats

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s