Clima de pub + gastronomia de restaurante = gastropub

IMG_3483[1]

Até os anos 1990 a comida servida em pubs ingleses eram o símbolo do que havia de pior na então mal-fadada gastronomia do país. Pratos sem sabor, descuidados, preparados no microondas e servidos de qualquer jeito a preços baixos para clientes que queriam apenas forrar o estômago durante a bebedeira. Ir a um pub não era sinônimo de buscar uma boa refeição, tanto que a comida servida ali ganhou o nome de “pub grup”, que apesar de não ser a tradução literal (literalmente seria algo como “escavado”, “retirado da terra”), passa a ideia de “gororoba”.

Clique aqui para ver lista de melhores gastropubs de Londres

eagle2

Gastronomia do pub The Eagle

Então, nos anos 1990 as coisas começaram a mudar. Uma mudança de rumo no pub The Eagle, em uma esquina de Clarkenwell, abriu as portas para um novo movimento, criando o “gastropub”, uma mistura da tradição do pub com a gastronomia até então inexistente ali.

Comparados aos pubs do passado, atualmente quase todos os pubs poderiam ser considerados gastropubs, já que a qualidade das refeições em pubs melhorou muito na última década, e é possível comer muito bem mesmo nos mais simples. A definição, entretanto, fica em uma área mista entre o pub tradicional e o restaurante formal, com um menu mais variado, mais bem pensado, muitas vezes ligados a produtos de melhor qualidade e sazonais. Apesar de não ter definiçao oficial, um gastropub é um lugar que serve comida bem preparada e de boa qualidade, a preços acessíveis e em um ambiente relaxado e descontraído.

eagle

Peixe assado no The Eagle

A ideia que melhor resume o gastropub é a de um bom restaurante despretensioso em um ambiente do tradicional bar britânico. A despretensão é tanta que muitos dos mais elogiados gastropubs sequer se classificam como tal, e dizem ser apenas pubs. Claro que há novos gastropubs de chefs pretensiosos que ficam cheios de pompa, mas esta não é a regra.

Gastropub Bull and Last

Gastropub Bull and Last

Assim como não há definição oficial, não existe um padrão para a forma de funcionamento do gastropub. Alguns lugares atuam como pubs, em que as mesas não têm serviço (nem reserva, quem chegar primeiro, pega), os pedidos são feitos diretamente no balcão e pagos na hora. Outros lugares já pedem para fazer reserva de mesa, ou oferecem serviço de garçom e conta no final. E tem lugares que ficam no meio do caminho, com uma área de bar mais informal e uma outra parte separada em que o funcionamento lembra mais um restaurante.

A falta de definição também permite uma maior liberdade ao cardápio, que pode ter influências mais variadas de que os repetitivos cardápios de pub. Por mais que pratos, e especialmente ingredientes, ingleses sejam favorecidos, não é raro ver gastropubs sem oferta de fish and chips, tortas ou bangers and mash, que sempre fazem parte do menu dos pubs tradicionais.

bull2

Bull and Last

Os gastropubs bebem na fonte histórica dos pratos ingleses, mas também se inspiram em culinárias internacionais. É fácil perceber também uma certa influência francesa. Talvez não nos temperos e sabores, mas na forma de servir. Assim como os franceses mudaram a apresentação da comida com a nouvelle cuisine, criando a cultura de pequeníssimos pratos, muitos gastropubs incorporaram a tradição de oferecer aos clientes pratos menores de que uma refeição completa. Assim, os clientes podem pedir uma variedade de pequenos pratos (a preços mais baixos) e experimentar sabores mais diferentes, quase como uma versão reduzida de um menu degustação em um restaurante voltado à alta gastronomia

Uma refeição em um gastropub naturalmente custa um pouco mais de que em um pub normal. Enquanto em um pub simples com comida bem feita o mais comum é cada pessoa pedir apenas um (enorme) prato, e cada um costuma custar entre 10 e 15 libras. Somada a mais um par de pints de cerveja, a refeição fica sempre em torno de 35 a 45 libras para um casal. Em um gastropub a conta fica um pouco mais cara. Por mais que os pratos não custem muito mais, é comum ser uma refeição mais longa, incluindo o pedido de entradas, sobremesas e muitas vezes vinho no lugar da cerveja. Isso tudo aumenta o preço, mas uma ótima refeição completa assim para um casal costuma ficar em torno de 70 libras.

Clique aqui para ver lista de melhores gastropubs de Londres

Anúncios

Uma resposta para “Clima de pub + gastronomia de restaurante = gastropub

  1. Pingback: Melhores gastropubs de Londres | Monstro na Cozinha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s