De volta para o passado

trip

Incrustado na base da montanha em que fica o Castelo, em Nottingham, a 200 km de Londres, um bar serve cervejas a clientes há mais de 800 anos. Desde o ano 1189 em funcionamento, o Ye Olde Trip to Jerusalém é o pub mais antigo em funcionamento na Inglaterra, e oferece até hoje uma experiência que dá a sensação de voltar ao passado e ver como eram os bares medievais do Reino Unido.

Veja mais imagens do pub mais antigo no Tumblr

trip3O bar faz parte de uma estrutura de cavernas escavadas na época da construção do castelo da cidade, no ano 1068, e acredita-se que o local tenha sido usado para a fabricação de cervejas antes de se tornar um Inn, nome dado antigamente a bares que ofereciam também hospedagem a viajantes.

Nottingham é uma agradável cidade de 300 mil habitantes, famosa pela lenda de Robin Hood, o ladrão que roubava dos ricos para dar aos pobres. Por toda a cidade há referências sobre o herói e logo ao lado do pub há uma estátua em homenagem a ele.

O nome do pub, originalmente apenas Trip do Jerusalém, indica que o local servia de parada durante viagens a Jerusalém durante as Cruzadas medievais. A data de fundação do pub em 1189 nunca foi comprovada, e há estudiosos que questionam e duvidam se o Ye Olde Trip é de fato tão antigo assim. A Wikipedia alega que pelo menos 20 pubs diferentes disputam o título de estabelecimento mais velho de venda de bebidas no Reino Unido. Segundo Frank Hopkinson, autor do livro The Joy of Pubs, outros dois bares disputam o título de pub mais velho do Reino Unido. Um deles é o The Ostrich, de Colnbrook, que diz ser de 1106, e o outro é o Ye Olde Fighting Cocks, em St. Albans, que alega ser do ano 793. Segundo o pesquisador, entretanto, os dois foram reconstruídos ao longo do tempo, e perderam a essência de volta ao passado que ainda existe no de Nottingham. Mesmo sem uma documentação oficial, o Trip to Jerusalém surfa na fama de ser o pub mais antigo, e não há dúvidas de que o local de fato funcione há séculos.

trip2

Por dentro, o pub deixa clara sua construção como se fosse uma caverna, com ambientes inteiros, paredes e tetos irregulares – chega a lembrar a Casapueblo, “escultura habitável” de Carlos Páez Vilaró. Com duas entradas, ele tem meia dúzia de pequenos ambientes internos diferentes, além de um amplo jardim com mesas para os dias mais quentes.

O Ye Olde Trip to Jerusalém é uma referência local, e serve bebida a clientes regulares de Nottingham, mas é também uma importante atração turística da cidade. A qualquer momento, grupos de turistas passam por lá, tiram fotos, tomam uma ou duas cervejas e vão embora. Isso pode ser ruim por deixar o pub sempre cheio, mas tem o lado positivo de gerar uma grande rotatividade. Em duas visitas no sábado, o Monstro conseguiu ver sempre mesas vazias.

trip4Como todo pub velho, o Trip to Jerusalém tem histórias sobrenaturais associadas a ele. Uma delas é relacionada a um modelo de navio localizado no primeiro andar do bar. A lenda diz que todas as pessoas responsáveis pela limpeza do barco sofriam mortes misteriosas. Por isso hoje em dia o modelo acumula poeira, e o bar não permite que ninguém limpe-o.

Atualmente o pub é operado com licença da cervejaria Greene King, uma das mais tradicionais da Inglaterra. A cervejaria prepara uma cerveja especial para o pub. Chamada Olde Trip, a cerveja é uma ale levemente escura, com bom sabor de malte torrado, e custa 3,2 libras (cerca de R$ 12, bem menos de que os pubs em Londres).

O cardápio do Trip também oferece comidas tradicionais de pub, como fish and chips e tortas, além de sanduíches, hambúrgueres e carnes. A comida é simples, mas gostosa.

Além do pub, é possível visitar o porão em que ficam armazenadas as cervejas servidas lá. O pub diz que há várias histórias de assombração na adega. Para visitar é preciso visitar o site do bar e reservar com atencedência.

Visite o site do Ye Olde Trip to Jerusalém

Veja abaixo como chegar a Nottingham

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s