Pudim de natal

Christmas-puddingAinda falta um mês para o natal, mas uma das principais atrações da ceia britânica, o Christmas Pudding, é preparada agora, em novembro, para poder “maturar” por mais de 30 dias e ficar “no ponto” para o consumo no fim de dezembro.

O pudim de natal é uma das mais fortes tradições inglesas nessa época do fim do ano, e famílias se reúnem para misturar as frutas secas, a gordura, o açúcar e a farinha do bolo úmido que vai ser servido um mês depois.

ChristmaspuddingA receita atual foi desenvolvida ao longo do século XIX. Ela leva banha animal, açúcar mascavo, passas, groselha, casca de laranja, farinha de rosca, ovos, canela, noz moscada, cravos e alguma bebida alcoólica (rum, cerveja preta ou conhaque, por exemplo). É possível ver ainda receitas que incluem amêndoas, cenouras e maçãs. O pudim é cozido longamente e depois deixado para “descansar” por um mês até o natal, quando o pudim é reaquecido e servido com caldas doces. Tradicionalmente, esse tempo de maturação podia ser até de um ano.

O pudim era servido no começo das refeições. Antes ele era associado com o fim do ano, e desde os anos 1670 ficou ligado definitivamente à ceia de natal. Apesar de se parecer com um bolo, a quantidade de líquido que vai na receita deixa a textura mais próxima do pudim daí o nome.

Segundo a enciclopédia “Oxford Companion to Food”, o pudim de natal é uma variação de vários tipos de pudins de ameixa preparados desde o século XV na Inglaterra. Originalmente, esses pudins, mesmo doces, eram preparados com o uso de carne moída, além de cebolas, tubérculos e frutas secas, e temperado com vinho, ervas e especiarias. Esta mesma mistura do pudim poderia ser colocada dentro de tortas, conhecidas como “mince pies”, originalmente doces e com carne, e hoje feitas com frutas. Ao longo do século XVI, a carne começou a ser suprimida da receita, mas até hoje algumas receitas ainda incluem banha animal no preparo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s