Safári gastronômico em Londres

Vitrine de carnes exóticas no Borough Market

Vitrine de carnes exóticas no Borough Market

Risoto com filé de cobra

Risoto com filé de cobra

Nunca antes uma foto de um prato preparado em casa causou tanta comoção na rede social. O jantar foi servido em fevereiro, após uma agradável visita ao Borough Market, o principal mercado de comidas de Londres, e o prato principal fez muita gente fazer cara feia por causa de um dos ingredientes: carne de cobra.

O Reino Unido tem uma dieta tradicional e conservadora, se comparado com países da Ásia ou da África, onde a oferta de animais é bem diferente do que se encontra na Europa, mas os fluxos comerciais dos ingleses com o resto do mundo fazem com que Londres seja um ótimo local para experimentar carnes estranhas ao paladar “Ocidental”. A partir do Borough Market, é possível fazer um delicioso safári gastronômico, experimentando carnes de cavalo, camelo, avestruz, canguru, zebra, e até mesmo de cobra – todas essas foram comidas durante o último ano em Londres.

Essas carnes tão diferentes foram compradas na Exotic Meat Company, uma loja operada pela fazenda Gamston Wood no mercado de Londres. A loja vende cortes de carne congelados para que sejam preparados em casa, e oferece ainda carne e imensos ovos de avestruz, carne de cabra-de-leque, de alce e de outros animais que conseguem importar. As vendedoras sempre sabem dar dicas de como preparar cada tipo de carne.

Carnes exóticas no mercado de Londres

Carnes exóticas no mercado de Londres

Além disso, todos os dias no Borough Market, a loja vende hambúrgueres de carnes exóticas já preparados e prontos para comer na hora do almoço – é uma boa alternativa para experimentar, por mais que os hambúrgueres percam parte da experiência por não ter a textura original da carne..

A EMC importa suas carnes de produtores “com boa reputação” de diferentes lugares do mundo, e especialmente da Austrália e da África do Sul. A carne de cavalo, segundo eles, é importada do Brasil.

A fazenda Gamston Wood é uma área designada originalmente à criação de avestruzes, mas que se especializou como distribuidora de carnes importadas menos conhecidas ou até mesmo estranhas ao paladar Ocidental. Localizada em Notinghamshire,ela foi criada em 1995. Desde 2000, eles montaram uma loja no Borough Market para comercializar as carnes “exóticas”.

Veja abaixo algumas das refeições preparadas no safári gastronômico

Filé de cobra

Filé de cobra

Cobra – Pedaços de filé de píton, aquelas grandes cobras constritoras não peçonhentas, foram preparados junto com um risoto. A carne precisou cozinhar lentamente em caldo de legumes por quase 4 horas para que ficasse macia. A carne é branca e tem uma textura que lembra peixe, mas não tem sabor muito intenso.

Veja mais fotos

Filé de cavalo

Filé de cavalo

Cavalo – Em 2013, o Reino Unido viveu um grande escândalo gastronômico quando foi revelado que carne de cavalo havia sido encontrada processada em hambúrgueres vendidos como sendo de carne de boi nos supermercados ingleses. Apesar de ser uma das maiores fraudes alimentares das últimas décadas, não existe problema em comer carne de cavalo, e o filé vendido no Borough Market foi uma das melhores carnes exóticas já experimentadas. Carne bem vermelha, preparada mal passada, macia, suculenta e bem saborosa.

Veja mais fotos

exocang2

Carne de canguru

Canguru – Importada da Austrália, onde o animal existe naturalmente, a carne de canguru é bem vermelha e fibrosa, com uma textura bem diferente da carne de boi, e com sabor intenso, mais próximo de carnes de caça. O filé foi preparado com molho de vinho tinto e cebola e servido com vagem.

Veja mais fotos

Carne de zebra

Carne de zebra

Zebra – Maior decepção entre as carnes exóticas experimentadas nesse safári, a carne de zebra preparada na chapa tinha textura fibrosa, mas era mais dura de que o esperado e tinha bem pouco sabor. Tavez precisasse ser preparada de forma diferente para poder se destacar mais, ou talvez não fosse o melhor corte. Comi ainda um hambúrguer de carne de zebra, que ficou gostoso, mas nada surpreendente.

Veja mais fotos

Filé de camelo

Filé de camelo

Camelo – Uma das carnes exóticas mais diferentes, o camelo tem uma textura interessante, com fibras compactas e bastante maciez. O sabor também é bem próprio, diferente de carnes vermelhas mais tradicionais na dieta brasileira, não se confundiria com um bife de boi, por exemplo. Foi servido mal passado, com pimentas vermelhas e acompanhado por arroz com espinafre.

Veja mais fotos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s