Glossário de carnes de animais de caça da Inglaterra

juggO Monstro já comentou que o cardápio inglês inclui várias carnes de animais “selvagens” que são caçados legalmente no país. A lista abaixo explica quais são as principais carnes de caça que podem ser encontradas em Londres.

Leia mais sobre a importância da caça na alimentação inglesa

Grouse assado servido no restaurante St. John

Grouse assado servido no restaurante St. John

Grouse – Simplesmente traduzir o nome desta ave bem comum na Inglaterra pode não ajudar muito. O nome do grouse em português é tetraz, e ele lembra um pouco um faisão, mas também é próximo de um galo selvagem. O grouse tem uma carne escura e sabor muito, muito forte. Sua carne costuma passar por um processo de maturação natural e ficar com um dos sabores mais acentuados, próximo até mesmo de um sabor estragado – o que é considerado uma iguaria.

Hare – Parte de uma expressão bem popular no Brasil, em referência a pessoas que são enganadas, o termo é referência a lebres (e não gatos), que são parte do cardápio de caças no Reino Unido. Muito parecidas com coelhos, elas têm carne mais escura e com sabor mais intenso.

Mallard, ou Wild Duck – Patos selvagens são menores e mais magros de que os patos criados em fazendas. A carne é bem mais escura e o sabor pode variar por conta da alimentação deles, chegando até mesmo a toque mais próximos de frutos do mar.

Perna de lebre servida no restaurante Rules

Perna de lebre servida no restaurante Rules

Partridge – Bem menos exótico para paladares brasileiros, esta é a perdiz, pequena ave de carne branca e de sabor suave, que costuma ser preparada grelhada.

Pheasant – Talvez a mais comum das aves de caça, o faisão é admirado por sua beleza e sua carne é considerada uma iguaria em várias culturas diferentes. A importância do faisão na gastronomia é tão grande que é dele que vem o termo francês “faisander”, que significa deixar o animal caçado pendurado por um tempo para que sua carne possa maturar naturalmente, para ficar mais macia e mais saborosa.

Pigeon, wild pigeon ou wood pigeon – Familiar, mas raramente pensado como comida quando visto no Brasil, o pigeon nada mais é de que o pombo, esses animais que parecem pragas. O pombo usado na cozinha não é exatamente o mesmo que se vê nas cidades, mas uma variação um pouco maior que fica mais em áreas menos urbanas. Em português, seu nome é pombo-torcaz, e sua aparência é bem parecida com a do pombo comum (ou doméstico). Peitos de pombo são muito populares em Londres e têm uma carne muito vermelha e suculenta, com sabor surpreendentemente bom.

Quail – Pequena e de sabor marcante, esta é a codorna, que é até comum no Brasil também. Não é das carnes de caça mais populares da Inglaterra.

gunton

Venison – Mais popular e fácil de encontrar entre as carnes de caça britânicas, venison é a carne de veados e cervos caçados ou abatidos em fazendas especiais do país. A carne é bem vermelha e magra, normalmente preparada grelhada e servida mal passada. É macia e tem sabor suave.

Wild boar – Menos estranho ao paladar brasileiro, este é o nome dado aos javalis, porcos selvagens encontrados na Inglaterra. A carne lembra muito a de porco, mas mais escura e menos gorda.

Wild rabbit – Coelhos selvagens se reproduzem com facilidade e podem se tornar pragas em regiões mais rurais do Reino Unido, por isso sua caça pode chegar até a ser incentivada. A carne deles, assim como a das lebres, é mais escura e tem sabor mais forte de que a dos coelhos criados em cativeiro.

Woodcock

Woodcock

Woodcock – Mais rara, esta é a galinhola, ave com um longo bico que lembra um pica-pau, mas ela é maior. O preparo da galinhola na cozinha tem características estranhas, pois a ave não costuma ser aberta para que suas entranhas sejam retiradas, e muitos puristas acreditam que preparar a ave assim aprimora seu sabor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s