O melhor sunday roast de Londres

Rosbife do pub Jugged Hare

Rosbife do pub Jugged Hare

O Sunday Roast, carne assada servida aos domingos, é uma das mais fortes tradições gastronômicas da Inglaterra. Todos os domingos, famílias se reúnem em casa ou em pubs para comer o prato, em um costume parecido com o da feijoada brasileira.

Em vez de procurar o “melhor” sunday roast, o ideal é encontrar aquele que é mais tradicional para os ingleses. Assim como a melhor feijoada não é aquela do melhor (e mais caro) restaurante da cidade. A melhor é aquela comida em casa, ou no restaurante do bairro, ao longo de um dia inteiro com boa companhia e muita cerveja.

Rosbife do pub Bull and Last

Rosbife do pub Bull and Last

Sunday Roast é uma coisa “familiar”, que faz os britânicos relembrarem de casa, das avós, dos parentes reunidos. Até hoje ele ainda é comido em casa por muitos ingleses, mas a tradição ganhou as ruas e hoje faz parte do cardápio de bares e restaurantes de todo o país aos domingos.

Praticamente todos os pubs oferecem alguma forma de rosbife no almoço de domingo, e a tradição muitas vezes migrou da casa da avó para o pub da esquina. O pub já tem uma relação forte com seu bairro, e a vizinhança forma grande parte da clientela fixa. Como já dito antes, não existe mais um “melhor pub” para comer o assado.

O assado é servido aos domingos no horário de almoço. É comum que os pubs comecem a servir o prato ao meio dia, e mantenham ele no cardápio até o fim do dia – lembrando que a maior parte dos pubs serve comida de forma ininterrupta durante a tarde. Assim como a feijoada, entretanto, existe o momento ideal, o auge da qualidade da carne assada. Como o assado normalmente é preparado com um grande pedaço inteiro de carne, que vai sendo fatiado e servido à medida que o prato é pedido pelos clientes, é sempre bom evitar estar entre os primeiros ou os últimos a pedir, para pegar uma fatia do meio da carne, fugindo do exterior bem passado e das sobras ao fim do dia.

Uma outra questão importante é que o Sunday Roast tem fim. é muito comum que por volta das 16h do domingo os melhores restaurantes que servem o assado já não tenham mais nenhum pedaço da carne do dia. Nos lugares em que o dife é feito no dia, o prato deixa de ser servido na hora em que a carne acaba.

Alguns pubs de Londres, é verdade, têm um apego menor à qualidade do assado. Os pubs da rede Taylor Walker por exemplo, me deixaram com uma opinião muito baixa de toda a rede por terem servido um assado sem graça, com muita cara de ter sido requentado no microondas. Alguns pubs assim são capazes de oferecer o Roast em qualquer dia e horário, mas a chance de ser uma boa carne recém-preparada é muito baixa.

Ainda assim, não faltam listas e rankings dos melhores da cidade. Isso é especialmente bom para turistas que vão ficar pouco tempo na cidade e querem experimentar o prato – e não necessariamente comer um mais simples em um pub de bairro, algum dos não premiados onde a comida pode não ser tão boa, mas a experiência é mais autêntica.

Entre os rosbifes mais premiados de Londres estão:

Anchor & Hope
Um dos gastropubs mais premiados de Londres, tem um almoço de domingo bem elogiado – e o almoço do fim de semana é a única hora em que ele permitem reservar mesas.
36 Waterloo Road SE1 8LP

Bull and Last
Outro gastropub que faz parte de todas as listas de melhores lugares para se comer em Londres. O almoço de domingo faz parte da tradição do bairro de Hampstead Heath, cujo parque fica cheio nos finais de semana.
168 Highgate Road NW5 1QS

Hawksmoor
Nem tanto pub o local é um dos restaurantes especializados em carnes mais premiados em Londres. Os preços são um pouco mais salgados, mas a carne é muito bem feita.
11 Langley Street WC2H 9JG

The Jugged Hare
Os espetos girando com a carne assando são visíveis aos clientes deste pub que tem no domingo seu principal dia. Vale reservar com antecedência para comer o rosbife.
49 Chiswell St EC1Y 4SA

The Spaniards Inn
Mais um pub histórico em Hampstead Heath, com rosbife elogiado.
Spaniards Rd NW3 7JJ

Roast
Restaurante que fica dentro do Borough Market e que tem como rosbife o carro-chefe. Costuma ser um dos melhores lugares para se comer carne em Londres, mas também tem preços bem acima dos pubs (o assado completo para duas pessoas custa mais de 70 libras).
The Floral Hall, Borough Market, Stoney Street SE1 1TL

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s